Francisco da Silva Ramos

Militar atuante na província catarinense. Vereador em São José/SC e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

José da Silva Ramos e Joaquina Rosa de Oliveira Silva
Partido Conservador

Francisco da Silva Ramos

Nasceu por volta do ano de 1827. Filho de Joaquina Rosa de Oliveira Silva e de José da Silva Ramos. Seu pai era militar, foi Vereador na Câmara de São José/SC e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina.

Francisco casou com Jesuína Cândida Vieira de Mello e tiveram os filhos: João da Silva Ramos Júnior; José da Silva Ramos; Francisco da Silva Ramos Júnior (nascido em 1845); Caetana da Silva Ramos; Maria Cândida da Silva Ramos (casada com Luís Gomes Caldeira de Andrada, que foi Deputado na Assembleia Legislativa catarinense e fuzilado em 1894, em Anhatomirim, durante a Revolução Federalista); Maria Joaquina da Silva Ramos; Joaquina Cândida da Silva Ramos, entre outros.

Na carreira militar obteve as promoções de: Alferes (nomeação de 5 de abril de 1841), atuando na 2ª Cia. do Batalhão de Infantaria da 3ª Legião da Vila de São José; Tenente-Ajudante (a partir de 10 de setembro 1842), servindo na mesma unidade; Capitão (nomeado de 1º de junho de 1853), exercendo na 1ª Cia. do mesmo Batalhão; e Tenente-Coronel, Comandante do 1º Batalhão de Infantaria da Província de Santa Catarina. Em 1879, aposentou-se como Coronel Comandante.

Iniciou na política em 1843, quando foi eleito Vereador à Câmara de São José. Exerceu a vereança em mais dois mandatos: de 1853 a 1857 e de 1865 a 1869.

Eleito Deputado à Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, participou da 25ª Legislatura (1884-1885).

Faleceu em Desterro/SC (atual Florianópolis).

GENEALOGIEONLINE. Francisco da Silva Ramos. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzEzNDg=>. Acesso em: 10 jul. 2017.

GENEANET. Francisco da Silva Ramos. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzEzMTI=>. Acesso em: 10 jul. 2017.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Francisco da Silva Ramos. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/992-Francisco_da_Silva_Ramos>. Acesso em: 28 de março de 2024.