Legislativo / Deputado Provincial / Legislaturas

Visualização

25ª Legislatura

1884

A 25ª Legislatura da Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina iniciou em 25 de março de 1884. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Foram eleitos Deputados Provinciais: Abdon Batista; Alexandre Ernesto de Oliveira; Alexandre Marcelino Bayma; Antônio Pereira da Silva e Oliveira; Augusto Frederico de Sousa Pinto; Boaventura da Costa Vinhas; Domingos Luís da Costa; Eliseu Guilherme da Silva; Emílio Virgínio dos Santos; Francisco Gonçalves da Silva Barreiros; Francisco da Silva Ramos Júnior; Francisco Tolentino Vieira de Souza; Frederico Bruestlein; Genuino Firmino Vidal Capistrano; Guilherme Asseburg; João José Pinheiro; João Vicente Duarte Silva; Joaquim de Sousa Lobo; Manoel Ferreira da Silva Farrapo; Manoel Gonçalves da Costa Barreiros; Manuel José de Oliveira; Tomás Argemiro Ferreira Chaves.

Foram Suplentes: Alexandre Marschner Hyarup; Belisário Ramos; Cristóvão Nunes Pires; João Alcino de Faria; João Cabral de Melo; João Carlos Xavier Neves; Luís Fortunato Mendes.

Faleceu: João Carlos Xavier Neves (17/05/1884).

Mesa Diretora da Assembleia, de 1884, foi composta por:

Alexandre Ernesto de Oliveira - Presidente.

Joaquim de Sousa Lobo - Vice-Presidente.

Abdon Baptista - 1º Secretário.

Emílio Virgínio dos Santos - 2º Secretário.

Francisco Gonçalves da Silva Barreiros - Suplente de Secretário.

Boaventura da Costa Vinhas - Suplente de Secretário.

Observação: a Assembleia não se reuniu na 2ª Sessão Legislativa por falta de comparecimento de seus membros em número legal.

Ao final do texto, acesse as biografias.

ACONTECIMENTOS

Brasil

De 23 de julho de 1840 a 1889 - Dom Pedro II assumiu o trono e governou o país. Período denominado Segundo Reinado.

1884 - Aconteceram conflitos envolvendo a punição de militares partidários de questões políticas nacionais.

Santa Catarina

A Província foi governada por Presidentes nomeados (por Carta Imperial):

  • Francisco Luís da Gama Rosa - de 29/08/1883 a 09/09/1884. Foi seu interino Manoel Pinto de Lemos, de 27/01 a 28/02/1883;
  • Teodureto Carlos de Faria Souto - 28/02 a 29/08/1883;
  • Francisco Luís da Gama Rosa - de 29/08/1883 a 09/09/1884.

Mundo

1884 - Começou a Guerra Sino-Francesa motivada por disputas comerciais e territoriais.

01/10/1884 - Iniciou a Conferência Internacional do Meridiano, em Washington (EUA), que escolheu o meridiano de Greenwich como o meridiano internacional inicial da longitude e o começo dos fusos horários.

21/03/1884 - França autorizou a criação de sindicatos de trabalhadores.

REFERÊNCIAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

CABRAL, Oswaldo Rodrigues. A História da Política em Santa Catarina durante o Império. Florianópolis: Editora da UFSC, 2004. 496 p.

CORRÊA, Carlos Humberto Pederneiras. Os Governantes de Santa Catarina de 1739 a 1982. Florianópolis: Editora da UFSC, 1983. 356 p.

FOLHA DE SÃO PAULO (São Paulo). História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 800 p.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP. Base Temporal: Século XIX. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY4Mzc=>. Acesso em: 16 fev. 2020.

Biografias

Abdon Batista

Abdon Batista

Médico e empresário, natural de Salvador/BA, Vereador em São Francisco do Sul/SC, Prefeito de Joinville/SC, Deputado Provincial e Estadual na Casa Legislativa, Governador Interino de Santa Catarina e Senador da República representando os catarinenses, século XIX e início do XX.

Alexandre Ernesto de Oliveira

Alexandre Ernesto de Oliveira

Advogado, promotor público e militar, natural de São Francisco do Sul/SC. Seis vezes Deputado na Casa Legislativa, três na época provincial e três na época republicana, século XIX e XX.

Alexandre Marcelino Bayma

Alexandre Marcelino Bayma

Médico e militar, natural de São Luís/MA. Membro da Junta Governativa de 1889, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Deputado Constituinte de 1892 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX.

Alexandre Marschner Hyarup <small>(Suplente)</small>

Alexandre Marschner Hyarup (Suplente)

Comerciante e policial, atuante em Laguna/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Contador, fazendeiro comerciante e militar, natural de Vila Nova do Príncipe/SP. Governador de Santa Catarina, Deputado Federal e Senador representando os catarinenses, Deputado na Casa Legislativa, época Provincial e Republicana e Deputado Constituinte, final do século XIX e início do século XX.

Augusto Frederico de Sousa Pinto

Augusto Frederico de Sousa Pinto

Advogado e promotor público, natural do Rio Grande do Sul/RS. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Belisário Ramos  <small>(Suplente)</small>

Belisário Ramos (Suplente)

Fazendeiro e militar, natural de Lages/SC. Vereador e Prefeito na terra natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XIX.

Boaventura da Costa Vinhas

Boaventura da Costa Vinhas

Militar e comerciante, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Cristóvão Nunes Pires <small>(Suplente)</small>

Cristóvão Nunes Pires (Suplente)

Industrial e comerciante, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Deputado Estadual eleito na era republicana, membro da Junta Governativa de 1891 e Interventor Interino de Santa Catarina (durante a Revolução Federalista), século XIX.

Domingos Luís da Costa

Domingos Luís da Costa

Militar e comerciante, natural de São José/SC. Vereador em Desterro/SC e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Eliseu Guilherme da Silva

Eliseu Guilherme da Silva

Farmacêutico e militar, natural de São José/SC. Interventor da Província catarinense (interino e efetivo), Deputado Federal, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Constituinte de 1892 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX e início do século XX.

Emílio Virgínio dos Santos

Emílio Virgínio dos Santos

Farmacêutico e promotor público, natural de Vacaria/RS. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Francisco da Silva Ramos

Francisco da Silva Ramos

Militar atuante na província catarinense. Vereador em São José/SC e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Francisco Barreiros

Francisco Barreiros

Jornalista, comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado Constituinte de 1982, atuante na Assembleia Legislativa Provincial e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX.

Francisco José Correia Reinhardt

Francisco José Correia Reinhardt

Farmacêutico, professor e militar, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Francisco Tolentino

Francisco Tolentino

Militar, jornalista e advogado provisionado, natural de São José/SC. Deputado Constituinte de 1981, seis vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e Deputado Federal representando os catarinenses, final do século XIX e início do século XX.

Frederico Bruestlein

Frederico Bruestlein

Engenheiro e industrial, natural da Alsácia. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX. Dono da primeira embarcação movida a motor que chegou em Joinville, idealizador e construtor da casa onde hoje é o Museu de Imigração e Colonização e da Alameda que leva seu sobrenome.

Genuino Firmino Vidal Capistrano

Genuino Firmino Vidal Capistrano

Advogado, professor, jornalista e desembargador, natural de Desterro/SC. Autor da proposta de mudança do nome de Desterro para Florianópolis. Três vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

João Cabral de Melo <small>(Suplente)</small>

João Cabral de Melo (Suplente)

Militar, natural de Laguna/SC. Vereador e Prefeito em Tubarão/SC, Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Deputado no Congresso Representativo e no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

João Carlos Xavier Neves <small>(Suplente)</small>

João Carlos Xavier Neves (Suplente)

Militar e Comandante de Polícia, natural de São José/SC. Tio de Hercílio Luz. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

João José Pinheiro

João José Pinheiro

Militar, natural de Desterro/SC, oito vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

João Vicente Duarte Silva

João Vicente Duarte Silva

Militar, juiz de paz e comerciante, natural de Desterro/SC, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Joaquim de Sousa Lobo

Joaquim de Sousa Lobo

Militar, escrivão e juiz municipal, natural de Desterro/SC, Prefeito e Vereador em São José/SC e duas vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Luís Fortunato Mendes

Luís Fortunato Mendes

Advogado provisionado e juiz de paz, natural de Salvador/BA, Vereador em Itajaí/SC e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Manoel Ferreira da Silva Farrapo

Manoel Ferreira da Silva Farrapo

Militar e fazendeiro, natural de Ponta Grossa/PR, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Manoel Gonçalves da Costa Barreiros

Manoel Gonçalves da Costa Barreiros

Farmacêutico e médico prático, natural de Laguna/SC, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Manuel José de Oliveira (Pendica)

Manuel José de Oliveira (Pendica)

Comerciante e militar, natural de São Francisco do Sul/SC, Vereador em Desterro/SC e doze vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Tomás Argemiro Ferreira Chaves

Tomás Argemiro Ferreira Chaves

Advogado e jornalista, natural de Recife/PE, duas vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Guilherme Asseburg

Guilherme Asseburg

Empresário, militar, representante consular, natural de Helmystedet/Alemanha, Vereador em Itajaí/SC e três vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Memória Política de Santa Catarina