Legislativo / Deputado Estadual / Legislaturas

Visualização

10ª Legislatura

01/02/1983 - 31/01/1987

A 10ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina iniciou em 1º de fevereiro de 1983. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Foram eleitos Deputados Estaduais: Admir Bortolini; Aldo Pereira de Andrade; Álvaro Correia; Amilcar Gazaniga; Antônio Henrique Bulcão Vianna; Cid Pedroso; Cláudio Ávila da Silva; Dércio Knop; Edison Andrino; Elói Ranzi; Francisco de Assis Filho; Francisco Küster; Gentil Archer; Geovah Amarante; Heitor Sché; Iraí Zílio; Ivan Ranzolin; Jair Girardi; Jarvis Gaidzinski; João de Borba; João Norberto Coelho Neto; Jorge Gonçalves da Silva; Júlio César; Lauro André da Silva; Marcondes Marchetti; Martinho Ghizzo; Moacir Bertoli; Nagib Zattar; Neudy Massolini; Neuto de Conto; Otacílio Ramos; Gilson dos Santos; Pedro Bittencourt Neto; Roberto Motta; Roland Dornbusch; Ruberval Pilotto; Salomão Ribas Júnior; Stélio Boabaid; Vasco Furlan.

Foram convocados: Alan Serrano; Artêmio Paludo; Dionísio Badin; Hugo Biehl; Osni Piske; Vítor Petters.

Licenciaram-se: Cláudio Ávila da Silva; Francisco de Assis Filho; Heitor Sché.

Faleceu: Aldo Pereira de Andrade (20/05/1986).

Mesa Diretora da Assembleia, de 1983, foi composta por:

Júlio César - Presidente.

Gilson dos Santos - 1º Vice-Presidente.

Álvaro Correia - 2º Vice-Presidente.

Lauro André da Silva - 1º Secretário.

Ruberval Pilotto - 2º Secretário.

Pedro Bittencourt Neto - 3º Secretário.

Jorge Gonçalves da Silva - 4º Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1984, foi composta por:

Júlio César - Presidente.

Gilson dos Santos  - 1º Vice-Presidente.

Álvaro Correia - 2º Vice-Presidente.

Lauro André da Silva - 1º Secretário.

Ruberval Pilotto - 2º Secretário.

Pedro Bittencourt Neto - 3º Secretário.

Jorge Gonçalves da Silva - 4º Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1985, foi composta por:

Stélio Boabaid - Presidente.

Roland Dornbusch - 1º Vice-Presidente.

Nagib Zattar - 2º Vice-Presidente.

Jarvis Gaidzinski - 1º Secretário.

Jorge Gonçalves da Silva - 2º Secretário.

Dércio Knop - 3º Secretário.

Neudy Massolini - 4º Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1986, foi composta por:

Stélio Boabaid - Presidente.

Roland Harold Dornbusch - 1º Vice-Presidente.

Nagib Zattar - 2º Vice-Presidente.

Jarvis Gaidzinski - 1º Secretário.

Jorge Gonçalves da Silva - 2º Secretário.

Dércio Knop - 3º Secretário.

Neudy Massolini- 4º Secretário.

ACONTECIMENTOS

Santa Catarina

1983 –  Esperidião Amin assumiu o Governo, ao lado do Vice Victor Fontana.

24/06/1986 Na ausência do Governador e do Vice, Geraldo Gama Salles, Presidente do Tribunal de Justiça, assumiu provisoriamente o Governo.

Brasil

1984 – Manifestações em São Paulo/SP e no Rio de Janeiro/RJ reivindicaram eleições diretas.

1984 – Emenda da eleição direta foi derrotada em votação no Congresso Nacional.

1985 – Tancredo Neves foi eleito Presidente da República.

1985 – Doença debilitou o Presidente Tancredo Neves e o Vice, José Sarney, assumiu a Presidência.

1985 – Tancredo Neves morreu na cidade de São Paulo/SP.

1986 – José Sarney anunciou o Plano Cruzado.

Mundo

1986 Na União Soviética (URSS), secretário-geral Mikhail Gorbatchov propôs a abertura política e econômica (Glasnost e Perestroika).

REFERÊNCIAS:

FOLHA DE SÃO PAULO (São Paulo). História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 319 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p. (pp. 369, 370).

Biografias

Admir Bortolini

Admir Bortolini

Engenheiro agrônomo e técnico agrícola, natural de Concórdia/SC. Vereador na terra natal, Deputado Constituinte de 1989 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Alan Serrano <small>(Suplente)</small>

Alan Serrano (Suplente)

Médico e professor, natural de Passo Fundo/RS. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Ocupante de vários cargos na Secretaria de Estado da Saúde e organizador da rede de Atenção Básica Psicossocial de Saúde Mental.

Aldo Pereira de Andrade

Aldo Pereira de Andrade

Industriário, natural de Lages/SC. Vereador em Blumenau/SC, Deputado Constituinte de 1967 e sete vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Álvaro Correia

Álvaro Correia

Comunicador atuante em jornais e emissoras de rádio, natural de Brusque/SC. Vereador em Blumenau/SC e Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina por três mandatos. Autor dos projetos de implantação da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Feminina de Santa Catarina.

Amilcar Gazaniga

Amilcar Gazaniga

Engenheiro Elétrico, natural de Itajaí/SC. Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário de Estado de Tecnologia, Energia e Meio Ambiente de SC, entre outras importantes funções exercidas.

Antônio Henrique Bulcão Viana

Antônio Henrique Bulcão Viana

Advogado e professor, natural de Florianópolis/SC. Vereador e Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Ocupou vários cargos na administração pública.

Artêmio Paludo <small>(Suplente)</small>

Artêmio Paludo (Suplente)

Industrial, natural de Seara/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Fundador dos Frigoríficos Seara/S.A e do projeto social Projeto Rumo Certo.

Cid Pedroso

Cid Pedroso

Advogado e professor, natural de Campos Novos/SC. Vereador na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Desembargador do Tribunal de Justiça e Secretário da Segurança Pública, no mesmo Estado.

Cláudio Ávila da Silva

Cláudio Ávila da Silva

Administrador de empresas, natural de Florianópolis/SC. Prefeito na terra natal, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Constituinte de 1988 e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX. Secretário de Estado de Tecnologia, Energia e Meio Ambiente de SC, entre outras importantes funções exercidas.

Dércio Knop

Dércio Knop

Economista, natural de Palmeira das Missões/RS, Vereador em Maravilha/SC, Prefeito em Modelo/SC, Deputado Estadual e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX.

Dionísio Badin <small>(Suplente)</small>

Dionísio Badin (Suplente)

Contador e comerciante, natural de Sarandi/RS. Vereador em São Miguel do Oeste/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Edison Andrino

Edison Andrino

Advogado e empresário, natural de Florianópolis. Vereador e Prefeito na terra natal, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal, representando os catarinenses, no final do século XX e início do XXI.

Elói Ranzi

Elói Ranzi

Professor, natural de Sarandi/RS. Prefeito e Vice-Prefeito em Maravilha/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Francisco de Assis Filho

Francisco de Assis Filho

Engenheiro Civil, natural de Florianópolis/SC. Vereador na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário para Assuntos da Casa Civil no mesmo Estado, entre outras importantes funções exercidas.

Francisco Küster

Francisco Küster

Funcionário público federal e construtor autônomo, natural de São Joaquim/SC. Vereador em Lages/SC e em Florianópolis/SC. Cinco vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal e Constituinte de 1988, representando os catarinenses.

Gentil Archer

Gentil Archer

Advogado e empresário, natural de Nova Trento/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Filho de um dos proprietários da Archer S.A Comércio.

Geovah Amarante

Geovah Amarante

Administrador e comerciante, natural de São Francisco do Sul/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário de Estado da Comunicação.

Heitor Sché

Heitor Sché

Advogado e Delegado de Polícia Civil, natural de Rio do Sul/SC. Deputado Constituinte de 1988, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa e Governador de Santa Catarina, em exercício, no final do século XX e início do XXI. Secretário de Estado da Segurança Pública entre outras importantes funções exercidas.

Hugo Biehl <small>(Suplente)</small>

Hugo Biehl (Suplente)

Técnico agrícola, administrador e escritor, natural de Piratuba/SC. Deputado Constituinte de 1988, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses.

Iraí Zílio

Iraí Zílio

Administrador, jornalista e radialista, natural de Catanduvas/SC. Vereador em Joaçaba/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário da Comunicação Social no mesmo Estado.

Ivan Ranzolin

Ivan Ranzolin

Advogado e professor, natural de Lages/SC. Vice-Prefeito na terra natal, Presidente da Assembleia, Deputado Constituinte de 1988, seis vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal, representando os catarinenses.

Jair Girardi

Jair Girardi

Advogado, professor e empresário, natural de Rio do Oeste/SC. Vereador em Blumenau/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Jarvis Gaidzinski

Jarvis Gaidzinski

Engenheiro cerâmico e industrial, natural de Criciúma/SC. Prefeito em Cocal do Sul/SC, Deputado Constituinte de 1988, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal, representando os catarinenses, no século XX.

João de Borba

João de Borba

Advogado, natural de Blumenau/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Secretário de Estado.

Coelho Neto

Coelho Neto

Professor, bancário e advogado, natural de Barra Velha/SC. Vereador em Joinville/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Jorge Gonçalves da Silva

Jorge Gonçalves da Silva

Industrial e comerciante, natural de Lages/SC. Vereador em Quilombo/SC, Deputado Constituinte de 1988 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Júlio César

Júlio César

Advogado, natural de Itajaí/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário de Estado da Cultura, Esporte e Turismo de Santa Catarina.

Lauro André da Silva

Lauro André da Silva

Advogado, natural de Braço do Norte/SC. Vereador em Rio do Sul/SC e três vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Advogado dos mais necessitados, quando nem existia Advogado Dativo no Estado, incansável pelo bem-estar das pessoas e pelo desenvolvimento catarinense, admirado e respeitado por sua conduta na vida e na política.

Marcondes Marchetti

Marcondes Marchetti

Advogado, natural de Dona Emma/SC. Vereador em Ibirama/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Martinho Ghizzo

Martinho Ghizzo

Médico, natural de Tubarão/SC. Vereador em Araranguá/SC, Deputado Constituinte de 1988 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário da Saúde no mesmo Estado.

Moacir Bertoli

Moacir Bertoli

Industrial, natural de Taió/SC. Prefeito na terra natal, Deputado Estadual, Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e Governador interino, no século XX. Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Nagib Zattar

Nagib Zattar

Empresário, natural de Joinville/SC. Vereador na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Neudy Massolini

Neudy Massolini

Advogado, professor, industrial e agropecuarista, natural de Serafina Corrêa/RS. Vereador e Prefeito de Concórdia/SC, e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX

Neuto de Conto

Neuto de Conto

Empresário e administrador, natural de Encantado/RS. Vereador em São Miguel do Oeste/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Federal e Constituinte de 1988 e Senador representando os catarinenses. Secretário de Estado da Fazenda e da Casa Civil de SC, entre outras importantes funções exercidas.

Otacílio Ramos

Otacílio Ramos

Industrial, natural de Joinville/SC. Vereador e Prefeito em Jaraguá do Sul/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Osni Piske <small>(Suplente)</small>

Osni Piske (Suplente)

Professor universitário, natural de Joinville/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Otair Becker

Otair Becker

Empresário, natural de Itaiópolis/SC. Prefeito em São Bento do Sul/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Senador, representando os catarinenses, no século XX.

Gilson dos Santos

Gilson dos Santos

Economista e funcionário público, natural de Paulo Lopes/SC. Vinte anos dedicados ao Parlamento catarinense: Presidente da Assembleia, Deputado Constituinte de 1988 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Governador Interino e Conselheiro do Tribunal de Contas no mesmo Estado.

Pedro Bittencourt Neto

Pedro Bittencourt Neto

Advogado e servidor público, natural de Florianópolis/SC. Deputado Estadual, Deputado Constituinte de 1988, Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Governador interino no mesmo Estado e Deputado Federal, no século XX e XXI. Secretário de Estado da Justiça e da Casa Civil.

Roberto Motta

Roberto Motta

Advogado, natural de Criciúma/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Preso político durante a Ditadura.

Roland Dornbusch

Roland Dornbusch

Contador, natural de Jaraguá do Sul/SC. Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Ruberval Pilotto

Ruberval Pilotto

Engenheiro, natural de Urussanga/SC. Prefeito na terra natal. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Constituinte de 1988 e Deputado Federal, representando os catarinenses. Secretário de Tecnologia, Energia e Meio Ambiente, no mesmo Estado.

Salomão Ribas Júnior

Salomão Ribas Júnior

Advogado, jornalista, professor e escritor, natural de Caçador/SC. Deputado Constituinte de 1988 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Presidente do Tribunal de Contas, várias vezes Secretário de Estado, entre outras importantes funções exercidas.

Stélio Boabaid

Stélio Boabaid

Médico, natural de Rosário/MA. Prefeito de Tubarão, Constituinte de 1988, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Presidente do Parlamento Catarinense (1985-1987).

Vasco Furlan

Vasco Furlan

Advogado, jornalista e radialista, natural de Tupanciretã/RS. Vereador em Concórdia/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Federal e Senador representando os catarinenses, no final do século XX e início do XXI.

Vitor Petters <small>(Suplente)</small>

Vitor Petters (Suplente)

Advogado, natural de Apiúna/SC. Prefeito e Vereador em Indaial/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Memória Política de Santa Catarina