Legislativo / Deputado Estadual / Legislaturas

Visualização

12ª Legislatura

01/02/1991 - 31/01/1995

A 12ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina iniciou em 1º de fevereiro de 1991. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Foram eleitos 40 Deputados Estaduais: Afonso Spaniol; Antônio Ceron; Arnaldo Schmitt Junior; Arnoldo Rinnert; Cairu Hack; Durval Vasel; Edson Bez de Oliveira (Edinho Bez); Germano Vieira; Gervásio Maciel; Gilmar Knaesel; Herneus de Nadal; Idelvino Furlanetto; Ivan Ranzolin; Jair Silveira; João Matos; Joaquim Coelho Lemos; José Bonatelli; José Zeferino Pedrozo; Julio Garcia; Leodegar Tiscoski; Lírio Rosso; Luiz Basso; Manoel Mota; Luiz Suzin Marini; Marcelo Rego; Mário Roberto Cavallazzi; Miguel Ximenes; Milton Mendes; Nilton Fagundes; Onofre Agostini; Gilson dos Santos; Pedro Bittencourt Neto; Reno Caramori; Rivaldo Macari; Sérgio Grando; Sidney Pacheco; Udo Wagner; Vilson Santin; Wilson Wan-Dall; Wittich Freitag.

Foram convocados: Adelor Vieira; Adilson Ventura; Adir Gentil; Alesandro Silbert Campos da Silva (Sandro Tarzan); Andrônico Pereira Filho; Gelson Sorgato; José Luiz Cunha; Júlio Teixeira; Luiz Adelmo Budant; Manoel Victor Cavalcante; Mauro Candemil; Nilson Nandi; Noemi Cruz; Vânio de Oliveira.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1991, foi composta por:

Gilson dos Santos - Presidente.

Arnaldo Schmitt Junior - 1º Vice-Presidente.

Wittich Freitag - 2º Vice-Presidente.

Onofre Agostini - 1º Secretário.

Milton Mendes - 2º Secretário.

Durval Vasel - 3º Secretário.

Jair Silveira - 4º Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1992, foi composta por:

Gilson dos Santos - Presidente.

Arnaldo Schmitt Junior - 1º Vice-Presidente.

Wittich Freitag - 2º Vice-Presidente.

Onofre Agostini - 1º Secretário.

Milton Mendes - 2º Secretário.

Durval Vasel - 3º Secretário.

Jair Silveira - 4º Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1993, foi composta por:

Ivan Ranzolin - Presidente (renunciou em 16/02/1994).

Pedro Bittencourt Neto - 1º Vice-Presidente.

Adelor Vieira - 2º Vice-Presidente.

Joaquim Coelho Lemos - 1º Secretário.

Wilson Wan-Dall - 2º Secretário.

Gilmar Knaesel - 3º Secretário.

Onofre Agostini - 4º Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1994, foi composta por:

Pedro Bittencourt Neto - Presidente (durante afastamento em viagem ao Exterior, de 17/11 a 05/12/1994, Ivan Ranzolin assumiu a presidência da Casa.

Ivan Ranzolin - 1º Vice-Presidente.

Adelor Vieira - 2º Vice-Presidente.

Joaquim Coelho Lemos - 1º Secretário.

Wilson Wan-Dall - 2º Secretário.

Gilmar Knaesel - 3º Secretário.

Onofre Agostini - 4º Secretário.

Essa legislatura foi composta por 11 advogados ou com formação em direito, 6 engenheiros, 9 empresários, 2 médicos, entre outras profissões/ocupações (industriais, comerciantes, professores, funcionários públicos, etc.).

Foram eleitos: 19 pela União por Santa Catarina (PDS, PTB, PDC, PSC, PL e PFL), 6 da Frente Popular (PDT, PT, PCB, PCdoB), 11 do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), 1 do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e 3 pela coligação Nova Santa Catarina (PTR, PRN). Nenhuma mulher foi eleita e exerceu mandato no período.

ACONTECIMENTOS

Santa Catarina

15/03/1991 a 06/04/1994 - Vilson Kleinübing (PFL) governou o Estado. Renunciou para concorrer à vaga ao Senado, assumiu o Vice, Konder Reis.

25/05/1992 a 01/06/1992 - Na condição de Presidente da Assembleia, o Deputado Gilson dos Santos assumiu interinamente o Governo do Estado, por motivo de viagem de Kleinübing ao Exterior. Nesse período, respondeu pela Presidência do Parlamento o Deputado Arnaldo Schmitt Junior. 

06/04/1994 a 01/01/1995 - Antônio Carlos Konder Reis (PDS) foi Governador do Estado.

Início de 1994 - Presidente da Assembleia Legislativa, Ivan Ranzolin, renunciou a Presidência da Mesa Diretora em prol do 1º Vice-Presidente Pedro Bittencourt Neto. Um feito inédito no Legislativo catarinense.

Brasil

1992 - Presidente Fernando Collor de Mello sofreu processo de impeachment (o primeiro processo do gênero no país), aberto como resultado de uma investigação parlamentar, após denúncias de corrupção. Ele chegou a renunciar ao cargo em 29 de dezembro, entretanto, com o processo já aberto, Collor teve seus direitos políticos suspensos por um período de 8 anos.

1992 -  Vice-Presidente Itamar Franco assumiu o Governo do País.

1993 - Criada a Unidade Real de Valor (URV),  artifício econômico para mudança de moeda.

1994 - Entrou em vigor a nova moeda brasileira, o Real.

1994 - Fernando Henrique Cardoso foi eleito Presidente, com 55% dos votos válidos.

Mundo

1991 - Iniciou a Guerra Civil Iugoslava.

1991 - EUA e aliados atacaram o Iraque para libertar Kwait (Guerra do Golfo).

1991 - Croácia, Eslovênia e Macedônia tornaram-se independentes.

1991 - Na ex-União Soviética aconteceu a independência das Repúblicas Remanescentes.

1992 - Na ex-Iugoslávia aconteceu a independência da Bósnia e Herzegovina.

1993 - Tchecoslováquia dividiu-se entre República da Eslováquia e República Tcheca.

1994 - Grã-Bretanha e exército Republicano Irlandês assinaram cessar-fogo.

1991 - Nelson Mandela tornou-se Presidente da África do Sul.

REFERÊNCIAS:

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Coordenadoria de Informações. Fichas Datilografadas/Digitalizadas das Legislaturas: de 1945 a 2018.

FOLHA DE SÃO PAULO (São Paulo). História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 319 p.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

SANTA CATARINA. Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Resenha Eleitoral: Eleições Catarinenses 1945-1998. Florianópolis: Comissão Editorial do TRE, 2001. 198 p. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzQ2Mw==>. Acesso em: 16 mai. 2018.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p. (pp. 358, 359).

Biografias

Adelor Vieira <small>(Suplente)</small>

Adelor Vieira (Suplente)

Filósofo, professor e técnico em jornalismo, natural de Blumenau/SC. Vereador em Joinville/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal, representando os catarinenses, no final do século XX e início do XXI.

Adilson Ventura <small>(Suplente)</small>

Adilson Ventura (Suplente)

Empresário e pecuarista, natural de Lages/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Adir Gentil <small>(Suplente)</small>

Adir Gentil (Suplente)

Administrador, natural de Florianópolis/SC. Vereador na terra natal, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Senador, representando os catarinenses, no final do século XX e início do século XXI.

Afonso Spaniol

Afonso Spaniol

Técnico em Contabilidade, natural de Itapiranga/SC. Três vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XX e início do XXI. Tem como bandeiras: agricultura e cooperativismo, saúde, fiscalização e controle, transportes, transparência e eficiência dos serviços públicos.

Sandro Tarzan <small>(Suplente)</small>

Sandro Tarzan (Suplente)

Advogado, natural de São Joaquim/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Andrônico Pereira Filho <small>(Suplente)</small>

Andrônico Pereira Filho (Suplente)

Empresário e industrial, natural de Camboriú/SC. Prefeito e Vice-Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Antônio Ceron

Antônio Ceron

Técnico em Contabilidade, professor e administrador, natural de Videira/SC. Prefeito de Lages/SC e quatro vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XX e início do XXI. Secretário de Desenvolvimento Econômico, da Agricultura e da Casa Civil, no mesmo Estado.

Arnaldo Schmitt Junior

Arnaldo Schmitt Junior

Engenheiro Agrônomo, natural de Itajaí/SC. Duas vezes Prefeito na terra natal, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX. Secretário de Estado do Meio Ambiente, entre outras importantes funções exercidas no Executivo.

Arnoldo Rinnert

Arnoldo Rinnert

Industrial, natural de Trombudo Central/SC. Prefeito e Vice-Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Cairu Hack

Cairu Hack

Engenheiro civil, natural de Pato Branco/PR. Prefeito em São Lourenço do Oeste/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Durval Vasel

Durval Vasel

Bancário, natural de Jaraguá do Sul/SC. Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Edinho Bez

Edinho Bez

Agricultor, professor, bancário e contador, natural de Gravatal/SC. Deputado Estadual e Deputado Federal, no final do século XX e início do XXI. Secretário de Estado em Santa Catarina. Incentivador, apoiador e promotor do desenvolvimento catarinense e brasileiro, trabalha exaustivamente para impulsionar a economia nos municípios.

Gelson Sorgato <small>(Suplente)</small>

Gelson Sorgato (Suplente)

Contador e comerciante, natural de Antônio Prado/RS. Prefeito e Vice-Prefeito de Xaxim/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XX e início do XXI.

Germano Vieira

Germano Vieira

Agricultor, comerciante e empresário, natural de São José/SC. Vereador e três vezes Prefeito na terra natal. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Gervásio Maciel

Gervásio Maciel

Funcionário público, técnico em contabilidade, professor, advogado e jornalista, natural de Palhoça/SC. Prefeito de Ituporanga/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XX e início do XXI. Mentor da Exposição Catarinense de Cebola.

Gilmar Knaesel

Gilmar Knaesel

Administrador e funcionário público, natural de Pomerode/SC. Deputado Estadual por seis mandatos, Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Presidente da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e Governador interino no mesmo Estado, no final do século XX e início do XXI. Secretário de Estado, entre outras funções exercidas.

Herneus de Nadal

Herneus de Nadal

Advogado, natural de Palmitos/SC. Prefeito de Caibi/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa e Conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina, no final do século XX e início do XXI.

Idelvino Furlanetto

Idelvino Furlanetto

Agricultor e sindicalista, natural de Lagoa Vermelha/RS. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Defensor da agricultura familiar, reforma agrária, agroecologia e dos direitos da mulher agricultora. Coordenou o Fórum Permanente do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais.

Ivan Ranzolin

Ivan Ranzolin

Advogado e professor, natural de Lages/SC. Vice-Prefeito na terra natal, Presidente da Assembleia, Deputado Constituinte, seis vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal, representando os catarinenses, no final do século XX e início do XXI.

Jair Silveira

Jair Silveira

Funcionário público, natural de Antônio Carlos/SC. Vereador em Xanxerê/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

João Matos

João Matos

Professor e administrador de empresas, natural de Ituporanga/SC. Deputado Constituinte, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa catarinense e quatro vezes Deputado Federal, por SC, no final do século XX e início do XXI. Secretário de Estado em Santa Catarina.

Joaquim Coelho Lemos

Joaquim Coelho Lemos

Engenheiro elétrico, natural de Itajubá/MG. Deputado Constituinte e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Como técnico ou dirigente na CELESC, participou de vários projetos de geração, transmissão e distribuição de energia no Estado, entre eles o Programa de Eletrificação Rural e o Programa de Eletrificação Rural Comunitário.

José Bonatelli

José Bonatelli

Médico, natural de Bariri/SP. Vereador e Prefeito em Brusque/SC, e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

José Luiz Cunha <small>(Suplente)</small>

José Luiz Cunha (Suplente)

Contador e empresário, natural de Major Gercino/SC. Vereador e Prefeito em Brusque/SC, Deputado Constituinte e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

José Zeferino Pedrozo

José Zeferino Pedrozo

Administrador e agropecuarista, natural de Campos Novos/SC. Vereador na terra natal e Prefeito provisório de Erval Velho/SC. Deputado Constituinte e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Dirigente de diversas entidades agropecuárias.

Julio Garcia

Julio Garcia

Bancário, natural de Florianópolis/SC. Presidente da Assembleia, Deputado Constituinte, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Governador Interino, no final do século XX e início do século XXI. Conselheiro do Tribunal de Contas no mesmo Estado.

Júlio Teixeira <small>(Suplente)</small>

Júlio Teixeira (Suplente)

Advogado e delegado de polícia, natural de Rio do Sul/SC. Vereador na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Leodegar Tiscoski

Leodegar Tiscoski

Engenheiro civil e professor, natural de Sombrio/SC. Deputado Constituinte de 1988, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal por SC, no final do século XX e início do XXI. Secretário de Estado em Santa Catarina, entre outras importantes funções exercidas.

Lírio Rosso

Lírio Rosso

Dentista, bancário e comerciante, natural de Criciúma/SC. Vereador na terra natal. Deputado Constituinte e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário Executivo de Articulação Estadual no mesmo Estado.

Luiz Adelmo Budant <small>(Suplente)</small>

Luiz Adelmo Budant (Suplente)

Médico e empresário, natural de Canoinhas/SC. Vereador em Concórdia/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XX e início do XXI.

Luiz Basso

Luiz Basso

Empresário, natural de Flores da Cunha/RS. Vereador e Prefeito em São Miguel do Oeste/SC, e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Luiz Suzin Marini

Luiz Suzin Marini

Comerciante, natural de Concórdia/SC. Vereador e Prefeito na terra natal. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Conselheiro e Presidente do Tribunal de Conta de Santa Catarina.

Manoel Mota

Manoel Mota

Comerciante, natural de Araranguá/SC. Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por sete vezes seguidas, no final do século XX e início do XXI. Detentor da marca inédita: o deputado que mais foi líder da bancada do PMDB, nos 50 anos de história do partido no parlamento catarinense.

Manoel Victor Cavalcanti <small>(Suplente)</small>

Manoel Victor Cavalcanti (Suplente)

Arquiteto, natural de Laguna/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Marcelo Rego

Marcelo Rego

Natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário de Estado da Comunicação. Autor do projeto de lei sobre concessão de benefícios ao setor de ‘software’ para estimular a criação de polos de informática, entre outros.

Mário Roberto Cavallazzi

Mário Roberto Cavallazzi

Engenheiro agrônomo, bancário e professor, natural de Florianópolis/SC. Deputado Constituinte, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa Catarinense e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX.

Mauro Candemil <small>(Suplente)</small>

Mauro Candemil (Suplente)

Engenheiro Eletricista, natural de Criciúma/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Prefeito de Laguna/SC, no final do século XX e início do XXI.

Miguel Ximenes

Miguel Ximenes

Advogado e professor, natural de Tubarão/SC. Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário de Estado, entre outros importantes cargos exercidos.

Milton Mendes

Milton Mendes

Advogado e professor, natural de Laguna/SC. Vereador em Criciúma/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal, representando os catarinenses, no século XX.

Nilson Nandi <small>(Suplente)</small>

Nilson Nandi (Suplente)

Administrador, natural de Treze de Maio/SC. Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Nilton Fagundes

Nilton Fagundes

Advogado, natural de Tijucas/SC. Vereador e Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Noemi Cruz <small>(Suplente)</small>

Noemi Cruz (Suplente)

Contador e empresário, natural de Porto Belo/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Ocupou vários cargos na administração pública catarinense.

Onofre Agostini

Onofre Agostini

Administrador e servidor público, natural de Vacaria/RS. Prefeito de Curitibanos/SC, cinco vezes Deputado Estadual, Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no final do século XX e início do XXI.

Gilson dos Santos

Gilson dos Santos

Economista e funcionário público, natural de Paulo Lopes/SC. Vinte anos dedicados ao Parlamento catarinense: Presidente da Assembleia, Deputado Constituinte e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Governador Interino e Conselheiro do Tribunal de Contas no mesmo Estado.

Pedro Bittencourt Neto

Pedro Bittencourt Neto

Advogado e servidor público, natural de Florianópolis/SC. Deputado Estadual, Deputado Constituinte, Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Governador interino no mesmo Estado e Deputado Federal, no final do século XX e início do XXI. Secretário de Estado da Justiça e da Casa Civil.

Reno Caramori

Reno Caramori

Administrador, natural de Getúlio Vargas/RS. Prefeito em Caçador/SC. Seis vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no fim do século XX e início do século XXI.

Rivaldo Macari

Rivaldo Macari

Advogado, Promotor Público e Leiloeiro, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado Constituinte e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Federal representando os catarinenses e Prefeito de Bom Jardim da Serra/SC - todos eleito pelo PMDB, no final do século XX e início do XXI.

Sérgio Grando

Sérgio Grando

Matemático, físico e professor, natural de Veranópolis/RS. Vereador e Prefeito em Florianópolis e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XX e início do XXI.

Sidney Pacheco

Sidney Pacheco

Advogado e militar, natural de Florianópolis/SC. Prefeito provisório de Palma Sola/SC, Deputado Constituinte e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XX. Delegado de Polícia, Comandante do Corpo de Bombeiros e Comandante-Geral da Polícia Militar. Possibilitou a criação da carreira militar para mulheres e criou o COPOM, entre outras realizações.

Udo Wagner

Udo Wagner

Administrador e empresário, natural de Guaramirim/SC. Vice- Prefeito em Jaraguá do Sul/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Vânio de Oliveira <small>(Suplente)</small>

Vânio de Oliveira (Suplente)

Pastor, escritor, conferencista e cantor, natural de Criciúma/SC. Vereador na terra natal, Deputado Constituinte e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário de Estado Adjunto da Família e Secretário Municipal de Governo.

Vilson Santin

Vilson Santin

Técnico Agrícola, natural de Xanxerê/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Wilson Wan-Dall

Wilson Wan-Dall

Empresário, natural de Gaspar/SC. Vereador em Blumenau/SC, Deputado Constituinte e quatro vezes seguidas Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XX e início do XXI. Conselheiro e Presidente do Tribunal de Contas do mesmo Estado.

Wittich Freitag

Wittich Freitag

Empresário, natural de Blumenau/SC. Vereador e Prefeito de Joinville/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Memória Política de Santa Catarina