Legislativo / Deputado(a) Estadual / Legislaturas

Visualização

1ª Legislatura

1891

Constituinte e Constituição de 1891

A 1ª Legislatura da Assembleia Legislativa, denominada à época de “Congresso Representativo de Santa Catarina”, foi instalada em 28 de abril de 1891, com a missão de elaborar a Constituição catarinense - promulgada em 11 de junho de 1891. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Após a Proclamação da República (15 de novembro de 1889) e a promulgação da Constituição brasileira (24 de fevereiro de 1891), houve a necessidade dos Estados produzirem suas Constituições Estaduais em conformidade com a Carta Magna - que estabeleceu novo regramento para a nação, expressos em cinco Títulos, subdivididos em Seções e estas, em Capítulos, com novas e profundas mudanças: o país deixou de ser monárquico, comandado por reis ou imperadores e seus descendentes, as Províncias passaram a se denominar “Estado”, estabeleceu uma República federativa e federal, eleições simultâneas para senadores e deputados em todo o país.

Conforme Meirinho (1979), a primeira Constituição republicana do Estado de Santa Catarina, assinada pelos parlamentares em 25 de abril de 1891, continha 101 artigos e mais 5 de disposições transitórias. Resguardava a tripartição de órgãos da soberania do Estado em Legislativo, Executivo e Judiciário. Mantinha um número mínimo de 22 deputados para o Congresso Representativo, com uma representação de um parlamentar para cada 15 mil habitantes, não superando esta representação o número de 45 deputados, eleitos pelo voto popular, para mandato de 3 anos. Estabeleceu que o representante do Executivo fosse denominado ‘Governador’, eleito por voto popular, com mandato de 4 anos, e que, até a eleição para esse cargo, o Congresso Representativo escolheria o governador, ou seja, seria eleito por via indireta, inclusive seus vices. O que de fato ocorreu, dia 11 de junho de 1891, o Congresso decidiu por Lauro Müller, Raulino Horn e Gustavo Richard, para governador e vices, respectivamente.

Foram eleitos 22 Deputados Constituintes: Antônio Pereira da Silva e Oliveira; Antônio Pinto da Costa Carneiro; Artur Cavalcanti do Livramento; Artur Ferreira de Melo; Carlos Renaux; Emílio Blum; Ernesto Canac; Francisco Tolentino; Henrique Boiteux; João Cabral de Melo; João Teodoro da Costa; João Paulo Schmalz; Joaquim Antônio de São Tiago; José Bonifácio da Cunha; José de Araújo Coutinho; José Martins Cabral; Luís Antônio Ferreira Gualberto; Vitorino de Paula Ramos; Mário de Sousa Lobo; Pedro Ferreira e Silva; Polidoro de São Tiago; Vidal Ramos. 

Três dos eleitos deixaram de participar dos trabalhos da Constituinte: Antônio Pereira da Silva e Oliveira, João Teodoro da Costa e Vidal Ramos.

Foram eleitos 5 Suplentes: Emanuel Pereira Liberato; Francisco Barreiros; Gustavo Salinger; João Bauer; Severo Francisco Pereira, mas somente os últimos três assinaram a Constituição Estadual.

A maioria dos integrantes dessa legislatura era de autônomos (comerciantes, industriais, advogados, fazendeiros e médicos) e todos os eleitos eram do Partido Republicano Catarinense, exceto os suplentes que eram federalistas. Atuaram juntos no Parlamento os irmãos Joaquim e Polidoro de São Tiago.

Essa legislatura foi encerrada em 29 de novembro de 1891, pois em 3 de novembro desse ano, o Marechal Deodoro da Fonseca, Presidente do Brasil, fechou o Parlamento e aconteceu o mesmo nos Estados. 

Mesa Diretora da Assembleia Constituinte, de 1891, foi composta por:

Francisco Tolentino - Presidente.

Antônio Pinto da Costa Carneiro - Vice-Presidente.

Vitorino de Paula Ramos - 1º Secretário.

Henrique Boiteux - 2º Secretário.

Ao final do texto, acesse as biografias.

ACONTECIMENTOS

Brasil

24/02/1891 - Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil foi promulgada, baseada nos moldes constitucionais dos EUA.

03/11/1891 - O Marechal Deodoro da Fonseca, Presidente do país, dissolveu o Parlamento e instituiu o estado de sítio. Entre as justificativas para fechamento do Legislativo, apontou as restrições do Congresso às reformas econômicas que ele pretendia realizar e afirmou: "Não posso por mais tempo suportar esse Congresso: é de mister que ele desapareça para a felicidade do Brasil". (BRASIL, 2018)

23/11/1891 - Deodoro foi forçado a renunciar à função de Presidente, durante a primeira Revolta da Armada, ocorrida no Rio de Janeiro/RJ.

23/11/1891 - Assumiu a Presidência do país o Vice-Presidente, Marechal Floriano Peixoto, e governou até 15 de novembro de 1894. Reabriu o Congresso Nacional.

08/12/1891 - Inaugurada a Avenida Paulista, na cidade de São Paulo/SP.

05/12/1891 - Faleceu Dom Pedro II, ex-Imperador do Brasil.

Santa Catarina

11/06/1891 - Promulgada a Constituição Estadual.

Na 2a semana de novembro de 1891 - Lauro Müller, Governador eleito pelo Congresso Representativo (Assembleia Legislativa), assumiu o Executivo estadual e renunciou 48 dias depois, após forte pressão civil e militar dos federalistas, que já haviam provocado a renúncia de Deodoro semanas antes. Após sua renúncia, Firmino Lopes Rego governou o Estado por um dia.

29/12/1891 a 01/03/1892 - Uma Junta Governativa comandou o Estado, conhecida como “Junta de 1891”, formada por Arthur Deocleciano de Oliveira, Cristóvão Nunes Pires e Luís dos Reis Falcão. O primeiro ato desse grupo foi decretar a dissolução do Congresso Representativo do Estado, formado por republicanos.

Mundo

29/12/1891 - Thomas Edison patenteou o rádio.

REFERÊNCIAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

BRASIL. Presidência da República. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (de 24 de fevereiro de 1891). Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzY3NjI=>. Acesso em: 20 mar. 2019.

BRASIL. Câmara dos Deputados. A História da Câmara dos Deputados: A 1ª República. 2009. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTA1MTk=>. Acesso em: 7 jun. 2018.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Parlamento brasileiro foi fechado ou dissolvido 18 vezes. 2018. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY1MDE=>. Acesso em: 2 nov. 2019.

Centro de Memória. Constituições. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjU0MDc=>. Acesso em: 14 out. 2016.

CYSNE, Diogo. Constituição de 1891. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODcwNTY=>. Acesso em: 22 mai. 2019.

FOLHA DE SÃO PAULO. História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p.

MEIRINHO, Jali. A República em Santa Catarina (1889-1900). 1979. 148 f. Tese (Doutorado) - Curso de História, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1979. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTE1NTU=>. Acesso em: 15 jul. 2019.

NEVES, Daniel. Brasil República. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTgxMTg=>. Acesso em: 2 out. 2020.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 800 p.

SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa. Constituição de 1891. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjMzMjc=>. Acesso em: 23 nov. 2016.

SANTANA, Miriam Ilza. Revolta da Armada. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODg4ODc=>. Acesso em: 5 jun. 2019.

SENADO FEDERAL. Constituições Brasileiras: Vol. II. 2012. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTkwMTY=>. Acesso em: 4 jan. 2019.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP. Base Temporal: Século XIX. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY4Mzc=>. Acesso em: 16 fev. 2020.

Biografias

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Contador, fazendeiro comerciante e militar, natural de Vila Nova do Príncipe/SP. Governador de Santa Catarina, Deputado Federal e Senador representando os catarinenses, Deputado na Casa Legislativa, época Provincial e Republicana e Deputado Constituinte, final do século XIX e início do século XX.

Antônio Pinto da Costa Carneiro

Antônio Pinto da Costa Carneiro

Jornalista, comerciante e militar, natural do Porto/Portugal. Presidente da Casa Legislativa e Deputado Constituinte, final do século XIX e início do século XX.

Artur Cavalcanti do Livramento

Artur Cavalcanti do Livramento

Militar, agrimensor, professor e escritor, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado Constituinte de 1891, no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX.

Artur Ferreira de Melo

Artur Ferreira de Melo

Advogado e professor, natural de São José/SC. Deputado Constituinte de 1891 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, século XIX.

Carlos Renaux

Carlos Renaux

Comerciante e industrial, natural de Loerrach/Alemanha. Prefeito de Brusque/SC e Deputado Constituinte de 1891, final do século XIX. Fundador da Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, a primeira do gênero em SC, e Cônsul do Brasil em Arnhem, na Holanda.

Emanuel Pereira Liberato <small>(Suplente)</small>

Emanuel Pereira Liberato (Suplente)

Comerciante e militar, natural de Itajaí/SC. Deputado Constituinte de 1891 e de 1892 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX.

Emílio Blum

Emílio Blum

Engenheiro, comerciante e militar, natural de Bagé/RS. Prefeito de Desterro/SC, Deputado Constituinte Estadual de 1891 e 1910 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Ernesto Canac

Ernesto Canac

Industrial e militar, natural da França. Prefeito e Presidente da Câmara de Joinville/SC, Deputado Estadual Constituinte de 1891 e de 1895, e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Francisco Barreiros <small>(Suplente)</small>

Francisco Barreiros (Suplente)

Jornalista, comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado Constituinte de 1982, atuante na Assembleia Legislativa Provincial e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX.

Francisco Tolentino

Francisco Tolentino

Militar, jornalista e advogado provisionado, natural de São José/SC. Deputado Constituinte de 1981, seis vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e Deputado Federal representando os catarinenses, final do século XIX e início do século XX.

Gustavo Salinger <small>(Suplente)</small>

Gustavo Salinger (Suplente)

Comerciante e Industrial, natural da Alemanha. Prefeito de Blumenau/SC e Deputado Constituinte de 1891, no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX.

Henrique Boiteux

Henrique Boiteux

Militar, historiador e escritor, natural de Tijucas/SC. Deputado Constituinte de 1891, no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX. Almirante e autor do projeto de criação das Armas e da Bandeira do Estado de Santa Catarina.

João Cabral de Melo

João Cabral de Melo

Militar, natural de Laguna/SC. Vereador e Prefeito em Tubarão/SC, Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Deputado no Congresso Representativo e no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

João José Teodoro da Costa

João José Teodoro da Costa

Fazendeiro, professor e jornalista, natural de Lages/SC, Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Joaquim Antonio São Thiago

Joaquim Antonio São Thiago

Professor, jornalista e dramaturgo, natural de Desterro/SC, Deputado Constituinte de 1891 no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX.

João Bauer <small>(Suplente)</small>

João Bauer (Suplente)

Comerciante e industrial, natural da Baviera/Alemanha, Vereador em Joinville/SC, Prefeito de Brusque/SC e Deputado Constituinte de 1891, no Congresso Representativo do Estado de Santa Catarina, século XIX.

João Paulo Schmalz

João Paulo Schmalz

Comerciante e industrial, natural de Nidau/Suíça, Prefeito em Joinville, Deputado Constituinte de 1891 e Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX.

José Bonifácio da Cunha

José Bonifácio da Cunha

Médico e militar, natural de Santo Amaro/BA, Deputado Constituinte de 1891 e de 1895 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

José de Araújo Coutinho

José de Araújo Coutinho

Hoteleiro, jornalista e ator, natural de Portugal, Constituinte de 1891 e de 1895 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX.

José Martins Cabral

José Martins Cabral

Advogado, comerciante e militar, natural de Laguna/SC, Prefeito em Tubarão/SC, Deputado Constituinte de 1891 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX e início do século XX.

Luís Antônio Ferreira Gualberto

Luís Antônio Ferreira Gualberto

Médico e escritor, natural de Nazaré/BA, Prefeito de São Francisco do Sul/SC, Deputado Constituinte de 1891, Deputado Estadual na Casa Legislativa e Deputado Federal representando os catarinenses, final do século XIX e início do século XX.

Vitorino de Paula Ramos

Vitorino de Paula Ramos

Engenheiro, jornalista e militar, natural do Recife/PE, Deputado Constituinte de 1891, Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, final do século XIX e início do século XX.

Mário de Sousa Lobo

Mário de Sousa Lobo

Escrivão, advogado e tabelião, natural de Joinville/SC, Deputado Constituinte de 1891 e de 1910 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Pedro Ferreira e Silva

Pedro Ferreira e Silva

Médico, jornalista e militar, natural de Catu/BA, Prefeito e Vereador de Itajaí/SC, Constituinte Estadual de 1891 e de 1895, Deputado Estadual na Casa Legislativa e Deputado Federal representando os catarinenses, final do século XIX e início do século XX.

Polidoro Olavo São Thiago

Polidoro Olavo São Thiago

Engenheiro, jornalista e militar, natural de Desterro/SC, Governador interino, Deputado Provincial, Constituinte de 1891 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Vidal Ramos

Vidal Ramos

Fazendeiro, natural de Lages/SC, Prefeito na cidade natal, Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Deputado Provincial e Deputado Estadual na Casa Legislativa, Governador, Deputado Federal e Senador representando os catarinenses, final do século XIX e início do século XX.

Memória Política de Santa Catarina