Legislativo / Deputado Estadual / Legislaturas

Visualização

1ª Legislatura

1891

Primeira Republica

Biografias

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Contador, fazendeiro comerciante e militar, natural de Lapa/SP. Em Santa Catarina foi Deputado na Assembleia Legislativa, na época Provincial e na Republicana, Deputado Constituinte de 1891 e Governador, além de Deputado Federal e Senador, final do século XIX e início do século XX.

Antônio Pinto da Costa Carneiro

Antônio Pinto da Costa Carneiro

Jornalista, comerciante e militar, natural do Porto/Portugal. Deputado Constituinte de 1891 e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Artur Cavalcanti do Livramento

Artur Cavalcanti do Livramento

Militar, agrimensor, professor e escritor, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado Constituinte de 1891, no Congresso Representativo de Santa Catarina, no final do século XIX.

Artur Ferreira de Melo

Artur Ferreira de Melo

Advogado e professor, natural de São José/SC. Deputado Constituinte (1891) no Congresso Representativo de Santa Catarina, no século XIX.

Carlos Renaux

Carlos Renaux

Comerciante e industrial, natural de Loerrach/Alemanha. Prefeito de Brusque/SC e Deputado Constituinte de 1891, no Congresso Representativo de Santa Catarina, no final do século XIX. Fundador da Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, a primeira do gênero em SC, e Cônsul do Brasil em Arnhem, na Holanda.

Emanuel Pereira Liberato <small>(Suplente)</small>

Emanuel Pereira Liberato (Suplente)

Comerciante e militar, natural de Itajaí/SC. Deputado Constituinte de 1891 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, no final do século XIX.

Emílio Blum

Emílio Blum

Engenheiro, comerciante e militar, natural de Bagé/RS. Prefeito de Desterro/SC, Deputado Constituinte Estadual de 1891 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Ernesto Canac

Ernesto Canac

Industrial e militar, natural da França. Prefeito e Presidente da Câmara de Joinville/SC, Deputado Estadual Constituinte de 1891 e de 1895, e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Francisco Barreiros <small>(Suplente)</small>

Francisco Barreiros (Suplente)

Jornalista, comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Deputado Constituinte de 1891 e no Congresso Representativo de Santa Catarina, no do século XIX

Francisco Tolentino

Francisco Tolentino

Militar, jornalista e advogado provisionado, natural de São José/SC. Seis vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e Deputado Constituinte de 1891, na Assembleia de Santa Catarina, além de Deputado Federal, representando os catarinenses, no final do século XIX e início do século XX.

Gustavo Salinger

Gustavo Salinger

Comerciante e Industrial, natural da Alemanha. Prefeito de Blumenau/SC e Deputado Constituinte de 1891, no Congresso Representativo de Santa Catarina, no final do século XIX.

Henrique Boiteux

Henrique Boiteux

Militar, historiador e escritor, natural de Tijucas/SC. Deputado Constituinte de 1891, no Congresso Representativo de Santa Catarina, no final do século XIX. Almirante e autor do projeto de criação das Armas e da Bandeira do Estado de Santa Catarina.

João Cabral de Melo

João Cabral de Melo

Militar, natural de Laguna/SC. Vereador e Prefeito em Tubarão/SC, Deputado Constituinte (1891), Deputado no Congresso Representativo e na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

João José Teodoro da Costa

João José Teodoro da Costa

Fazendeiro, professor e jornalista, natural de Lages/SC. Deputado Constituinte de 1891 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

João Pedro Xavier da Câmara

João Pedro Xavier da Câmara

Chefe do Estado Maior do Exército, Marechal, Ministro do Supremo Tribunal Militar e Ministro interino da Guerra, natural de São José/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e no Congresso Representativo de Santa Catarina, no século XIX.

Joaquim Antônio de São Tiago

Joaquim Antônio de São Tiago

Professor, jornalista e dramaturgo, natural de Desterro/SC. Deputado Constituinte de 1891 no Congresso Representativo de Santa Catarina, no final do século XIX.

João Bauer <small>(Suplente)</small>

João Bauer (Suplente)

Comerciante e industrial, natural da Baviera/Alemanha. Vereador em Joinville/SC, Prefeito de Brusque/SC e Deputado Constituinte de 1891, no Congresso Representativo do Estado de Santa Catarina, no século XIX. Um dos principais responsáveis pela primeira rede de abastecimento de água em Itajaí e pela instalação da primeira usina hidrelétrica da região.

João Paulo Schmalz

João Paulo Schmalz

Comerciante e industrial, natural de Nidau/Suíça. Prefeito em Joinville, Deputado Constituinte de 1891 e Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina, no final do século XIX. Seu pai foi pioneiro na produção de cerveja artesanal em Santa Catarina.

José Bonifácio da Cunha

José Bonifácio da Cunha

Médico e militar, natural de Santo Amaro/BA. Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, no Congresso Representativo, e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

José de Araújo Coutinho

José de Araújo Coutinho

Hoteleiro, jornalista e ator, natural de Portugal. Deputado Estadual Constituinte de 1891 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX.

José Martins Cabral

José Martins Cabral

Advogado, comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Prefeito em Tubarão/SC, Deputado Constituinte de 1891 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Luís Antônio Ferreira Gualberto

Luís Antônio Ferreira Gualberto

Médico e escritor, natural de Nazaré/BA. Prefeito de São Francisco do Sul/SC, Deputado Constituinte de 1891, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no final do século XIX e início do século XX.

Vitorino de Paula Ramos

Vitorino de Paula Ramos

Engenheiro, jornalista e militar, natural do Recife/PE. Deputado Constituinte de 1891, Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina e Deputado Federal pelo mesmo Estado, no final do século XIX e início do século XX.

Mário de Sousa Lobo

Mário de Sousa Lobo

Escrivão, advogado e tabelião, natural de Joinville/SC. Deputado Constituinte de 1891 e Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Pedro Ferreira e Silva

Pedro Ferreira e Silva

Médico, jornalista e militar, natural de Catu/BA. Prefeito e Vereador de Itajaí/SC, Constituinte Estadual de 1891 e de 1895, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no final do século XIX e início do século XX.

Polidoro Olavo de São Tiago

Polidoro Olavo de São Tiago

Engenheiro, jornalista e militar, natural de Desterro/SC. Presidente Interino da Província, Deputado Provincial eleito, Constituinte Estadual de 1891, Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Vidal Ramos

Vidal Ramos

Fazendeiro, natural de Lages/SC. Prefeito na cidade natal, Deputado Constituinte de 1891, Deputado Provincial e Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Governador do mesmo Estado, Deputado Federal e Senador, representando os catarinenses, no final do século XIX e início do século XX.

Memória Política de Santa Catarina