Adolfo Konder
Adolfo Konder

Advogado e jornalista, natural de Itajaí/SC. Governador de Santa Catarina, Deputado Estadual na Casa Legislativa, Deputado Federal e Senador representando os catarinenses, século XX. Secretário de Estado da Fazenda, Viação, Obras Públicas e Agricultura.

Informações Gerais

Nome completo
Adolpho Konder
Filiação
Marcos Konder e Adelaide Flores Konder
Nascimento
16/02/1884
Local de nascimento
Itajaí/SC
Falecimento
24/09/1956
Local de falecimento
Rio de Janeiro/RJ
Formação
Direito
Profissão
Advogado e jornalista
Partido
Partido Republicano Catarinense (PRC) e União Democrática Nacional (UDN)

Adolfo Konder

Nasceu no dia 16 de fevereiro de 1884, em Itajaí/SC. Filho de Marcos Konder (Markus) e de Adelaide Flores Konder.

Seu pai era professor, católico, natural de Schweich, Alemanha, chegou ao Brasil em 1872 e se estabeleceu em Itajaí, para ser professor particular dos filhos da família Marlburg. Casou com Adelaide Flores e tiveram nove filhos, iniciando uma família de notáveis na política catarinense e nacional:

  • Adelaide Konder Carvalho;
  • Arno Konder - Cônsul-Geral do Brasil em Washington, Estados Unidos;
  • Elisabet Konder Reis - casada com Oswaldo Reis, mãe de Antônio Carlos Konder Reis, que foi Governador, Deputado Estadual e Federal do mesmo Estado e Senador;
  • Evelina Konder Fleischmann;
  • Marieta Konder Bornhausen - casada com Irineu Bornhausen, que foi Governador e Senador por Santa Catarina, mãe de Paulo Konder Bornhausen, Deputado Estadual e Vice-Governador do Estado de SC, e de Jorge Konder Bornhausen, Senador e Governador de SC;
  • Vitor Konder - Ministro da Viação e Obras Públicas do Brasil, Deputado Federal e Estadual em SC;
  • Marcos Konder - Prefeito e Vereador em Itajaí, Deputado Constituinte (de 1928 e de 1935) e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de SC, pai de Valério Augusto Konder (médico, militante do Partido Comunista Brasileiro e candidato ao Senado (1950) pelo Distrito Federal, pelo Partido Republicano Trabalhista);
  • Maria - que faleceu ainda criança.

Adolfo fez os primeiros estudos em Itajaí, com o educador Stanke, de origem alemã, e continuou a formação no Colégio Santo Antônio (1892-1898), em Blumenau/SC, e no Ginásio Nossa Senhora da Conceição (1900-1903), em São Leopoldo/RS.

Bacharelou-se na Faculdade de Direito de São Paulo/SP (1908), na mesma turma de Leopoldo Diniz Martins Júnior, Vitor Konder, Fúlvio Aducci e Nereu Ramos, todos advogados e políticos catarinenses.

De volta à Itajaí, trabalhou com seus irmãos no jornal Novidades, que fundaram em 1904.

Foi sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, fundador da Cadeira número 26, da Academia Catarinense de Letras e do Jornal “Diário da Tarde”.

Atividades Políticas 

O ano de 1910 marca o início da trajetória política de Adolfo Konder, quando secretariou o Centro Civilista de Santa Catarina e trabalhou com Hercílio Luz, apoiando a campanha de Rui Barbosa à Presidência do Brasil, tendo sido vitorioso Hermes da Fonseca.

A partir de 1913, interrompeu o exercício da advocacia, transferiu-se para o Rio de Janeiro e, aceitando convite do Chanceler José Maria da Silva Paranhos Júnior, Barão do Rio Branco, foi Oficial da Secretaria de Estado e Diretor do Bureau da Guerra, ambos do Ministério das Relações Exteriores.

No governo de Hercílio Luz, Presidente de Santa Catarina (atual cargo de Governador), exerceu a função de Secretário de Estado da Fazenda, Viação, Obras Públicas e Agricultura, de 28 de setembro de 1918 a 27 de outubro de 1920.

Pelo Partido Republicano Catarinense (PRC), elegeu-se Deputado Federal à 32ª Legislatura (1921-1923). Na Câmara, com maestria proferiu os discursos Anistia Política, em 8 de junho de 1923, e A Dupla Nacionalidade, em 19 de outubro de 1923.

Reeleito Deputado Federal, pelo mesmo partido, participou da  33ª Legislatura (1924-1926), com 14.505 votos. Integrou a Comissão de Diplomacia e Tratados da Câmara, apresentou trabalho sobre ferrovia Brasil-Paraguai e estudo sobre o Tratado assinado em 1922, entre Brasil e Portugal. Era Chefe do PRC em Santa Catarina desde 1926 e no Parlamento Federal foi Líder dessa bancada de Santa Catarina (1925-1926).

Pelo PRC, foi eleito Presidente de Santa Catarina (Governador), com 33.209 votos, tendo por Vice, Walmor Argemiro Ribeiro Branco, exerceu mandato de 28 de setembro de 1926 a 28 de setembro de 1930. Recebeu o cargo do Presidente do Congresso (atual Assembleia Legislativa), General Antônio Vicente Bulcão Viana, que governava em substituição à Hercílio Luz, que faleceu durante o mandato.

No seu governo, entre os dias 17 de abril e 18 de maio de 1929, em comitiva empreendeu viagem   ao extremo Oeste catarinense, o primeiro governante a realizar tal feito: percorreu a “região alternando os mais variados meios de transportes como automóveis, lanchas, trens e, até mesmo, mulas” ... “Essa viagem ficou conhecida como a “Bandeira Konder”; entre os vários objetivos estava um acordo entre os Presidentes Adolfo Konder, de Santa Catarina, e Getúlio Vargas, do Rio Grande do Sul, com relação à divisa entre os dois estados no que diz respeito à atuação das polícias dos respectivos estados na repressão ao banditismo local. Além dessas preocupações, destaca-se o objetivo de conhecer a região, bem como assegurar o território ameaçado pela Argentina e a “brasilidade” da população próxima da fronteira que, segundo os relatos, estava se “desnacionalizando”. (VOJNIAK, 2004, p. 57) Em Dionísio Cerqueira/SC, fundou uma escola, sediou um destacamento da Polícia Militar e nomeou um cobrador de impostos para a arrecadação de tributos.

Em 1930, também pelo PRC, elegeu-se Senador da República por Santa Catarina, com 43.867 votos, para a 35ª Legislatura (1930), mas se afastou do cargo do Senado e permaneceu à frente do Governo de Santa Catarina até transmitir a Presidência para Fúlvio Aducci, eleito para governar de 1930-1934.

Com a Revolução de 1930, Adolfo partiu para o exílio, em companhia de Fúlvio Aducci, de seu Vice, José Acácio Soares Moreira e outros catarinenses.  

Em 1933, voltou à atividade política. Pela Coligação “Por Santa Catarina”, formada pela união do Partido Republicano Catarinense e da Legião Republicana Catarinense, elegeu-se novamente Deputado Federal, integrou a 37ª Legislatura (1935-1937) e foi Deputado Constituinte Estadual (1935). Permaneceu na função até 1937, quando todos os Legislativos do país foram fechados.

Com Aristiliano Ramos e Henrique Rupp Júnior, fundou a União Democrática Nacional (UDN) em 1945, foi membro do Diretório Estadual, Presidente da sigla e membro da Comissão de Estudos Administrativos e Financeiros. 

No pleito de 1950, concorreu a uma das vagas de Deputado Federal por Santa Catarina, ficou na posição de Suplente e não foi convocado. Nas eleições de 1954, candidatou-se a Senador, mas não foi eleito.  

Faleceu em 24 de setembro de 1956, no Rio de Janeiro/RJ. Seu corpo foi trasladado para Florianópolis, velado no Salão Nobre do Palácio do Governo, com a presença dos familiares e diversas autoridades, sendo sepultado no Cemitério da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos.

Feitos políticos 

Entre tantas realizações para o Estado de Santa Catarina, destacam-se:

  • melhoramentos nos Portos de Florianópolis, Itajaí e São Francisco do Sul;
  • dragagem do Rio Cachoeira (Joinville);
  • melhoramento das condições do tráfego da estrada que liga Joinville a Curitiba;
  • remodelamento da Força Pública Estadual (Polícia Militar do Estado);
  • inclusão do mate como produto de comercialização organizada e cooperada com os governos do Paraná e do Distrito Federal;
  • criação de Legislação sobre reflorestamento;
  • ampliação do Mercado Público de Florianópolis;
  • instituição do ensino de silvicultura nas escolas primárias;
  • criação do Dia da Árvore, no calendário escolar;
  • Primeiros Congressos (Estadual de Professores e Catarinense de Municípios);
  • obras urbanas na Capital do Estado complementando o acesso à Ponte Hercílio Luz;
  • criação da Província Eclesiástica de Santa Catarina em 1927.

Obras publicadas

  • A Isenção do Serviço Militar e a Dupla Nacionalidade (1924).
  • Programa de Governo (1926).
  • Pontos de um Programa (1926).

Homenagens

  • Estádio Adolfo Konder - inaugurado em 11 de março de 1930, no centro de Florianópolis, e demolido em 1982.
  • Ponte Adolfo Konder, em Blumenau/SC - liga os bairros Centro e Ponte Aguda, inaugurada em 1º de dezembro de 1957.
  • Escola de Ensino Básico Adolfo Konder, Velha, em Blumenau.
  • Patrono da Cadeira nº 3 da Academia de Letras de Biguaçu.
  • Vila Operária Adolfo Konder, Trindade, Florianópolis/SC.
  • Rua Adolfo Konder, Realengo, Rio de Janeiro/RJ.
  • Rua Adolfo Konder, nos municípios catarinenses de: Chapecó; Concórdia; Criciúma; Lages e Rio do Sul.
  • Alameda Adolfo Konder, Centro, Florianópolis.
  • Avenida Governador Adolfo Konder, Itajaí/SC.
  • Avenida Governador Adolfo Konder, Floresta, Joinville/SC.
  • Avenida Governador Adolfo Konder, Campinas, São José/SC.
  • Praça Adolfo Konder, Joaçaba/SC.
  • Praça Adolfo Konder, Camboriú/SC.

Imagens

Retrato de Adolpho Konder
Fonte: CORRÊA, 1983, p. 165.
 
Assinatura de Adolpho Konder
Fonte: CORRÊA, 1983, p. 165.

Mandatos

Imagens
Referências

Corregedoria. Mensagem apresentada á Assembléa Legislativa, a 11 de agosto de 1929, pelo doutor Adolpho Konder, Presidente do Estado de Santa Catarina . Florianópolis, 29 ago. 1929. p.51-57, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDkzMzI=>. Acesso em: 24 nov. 2017.

ILHA VERDE: A' Cidade dos Encantamentos, Florianópolis: do Autor. , 1 jul. 1930. Mensal. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTE4Mjk=>. Acesso em: 6 set. 2017.

ACHE CEP. Adolfo Konder. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTE3NTY=>. Acesso em: 6 set. 2017.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

CORRÊA, Carlos Humberto Pederneiras. Os Governantes de Santa Catarina de 1739 a 1982. Florianópolis: Editora da UFSC, 1983. 356 p.

CPDOC. Fundação Getúlio Vargas. Verbete Biográfico : Adolfo Konder. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzg2Nw==>. Acesso em: 4 jun. 2018.

ESCOL.AS. Eeb Adolpho Konder. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTE3Njk=>. Acesso em: 6 set. 2017.

GLATZ, Rosemari. Marcos Konder: Política x Família x Poder. O Município. Brusque, SC, 14 ago. 2016. p.1, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTE4MDI=>. Acesso em: 6 set. 2017.

JAMUNDÁ, Theobaldo Costa. História de Santa Catarina. Curitiba - PR: Grafipar, 1970. 174 p.

LAUS, Sônia Pereira. A UDN em Santa Catarina (1945 - 1960). 1985. 336 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História, , Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1985. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzE4Nw==>. Acesso em: 15 mai. 2018.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 584 p.

Prefeitura Municipal de Blumenau. Memória Digital: Ponte Adolfo Konder. 2014. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTE3ODI=>. Acesso em: 6 set. 2017.

RODRIGUES, Natália. Estado Novo. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDQ3NTI=>. Acesso em: 29 out. 2018.

RODRIGUES, Natália. Revolução Constitucionalista de 1932. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDgzNjM=>. Acesso em: 11 nov. 2018.

RODRIGUES, Natália. Revolução de 1930. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDIyMDA=>. Acesso em: 18 dez. 2017.

SANTA CATARINA. Secretaria Executiva da Casa Militar. Adolpho Konder – 1926 a 1930: Vice: Valmor Argemiro Ribeiro Branco. 2016. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDQyMQ==>. Acesso em: 6 jul. 2017.

SANTOS, Everaldo José dos. História Política de Itajaí: Dos primórdios até a Revolução de 30. 2000. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTQ3OTc=>. Acesso em: 6 set. 2017.

Secretaria de Estado da Fazenda. Adolfo Konder ( Período: 1918 - 1920 ) . Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTE4MTg=>. Acesso em: 6 set. 2017.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

VOJNIAK, Fernando. Iluminar a inteligência e educar a afetividade: Uma história do gênero masculino no Oeste Catarinense (1950 -1970). 2004. 177 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDkyMTQ=>. Acesso em: 24 nov. 2017.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Adolfo Konder. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1027-Adolfo_Konder>. Acesso em: 18 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2022)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)

Memória Política de Santa Catarina