Legislativo / Deputado Estadual / Legislaturas

Visualização

4ª Legislatura

1898 - 1900

A 4ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado Santa Catarina teve início em 10 de agosto de 1898. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

 

Foram eleitos Deputados Estaduais: Abílio Justiniano de Oliveira; Afonso Cavalcanti do Livramento; Antônio Pinto da Costa Carneiro; Apolinário João Pereira; Augusto Schiefler Thies; Caetano Vieira da Costa; Firmino Lopes Rego; Francisco Margarida; Gustavo Adolfo Richlin; Henrique Rupp; Inácio Lázaro Bastos; João Cabral de Melo;  José Arthur Boiteux; José Silveira Júnior; Luís Abry; Luís Cavalcanti de Campos Melo; Marcolino do Nascimento Ramos; Ovídio José da Rosa; Pedro Cristiano Feddersen; Pedro José de Sousa Lobo; Rafael Faraco;  Sebastião da Silva Furtado.

Foram convocados: Emílio Blum; Manoel Francisco Moreira; Rodolfo Benevenuto Garnier.

Renunciaram: Afonso Cavalcanti do Livramento; Augusto Schiefler Thies; Firmino Lopes Rego.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1898, foi composta por:

Antônio Pinto da Costa Carneiro – Presidente.

Firmino Lopes Rego – Vice-presidente;

José Arthur Boiteux –1º Secretário.

Francisco Margarida – 2º Secretário.

Inácio Lázaro Bastos – Suplente de Secretário.

Augusto Schiefler Thies – Suplente de Secretário.

 

Mesa Diretora da Assembleia, de 1899, foi composta por:

Antônio Pinto da Costa Carneiro – Presidente.

Rafael Faraco – Vice-Presidente.

José Arthur Boiteux  – 1º Secretário.

Francisco Margarida – 2º Secretário.

Abílio Justiniano de Oliveira  – Suplente de Secretário;

Inácio Lázaro Bastos – Suplente de Secretário.

 

Mesa Diretora de 1900 (eleita em 9 de agosto):

Antônio Pinto da Costa Carneiro – Presidente;

Rafael Faraco – Vice-Presidente;

Francisco Margarida – 1º Secretário.

Abílio Justiniano de Oliveira – 2º Secretário.

Apolinário João Pereira – Suplente de Secretário;

Rodolfo Benevenuto Garnier – Suplente de Secretário.

 

Acontecimentos

Santa Catarina

1898 – Hercílio Luz deixa o governo de Santa Catarina e Felipe Schmidt, também do Partido Republicano Catarinense (PRC), é eleito para o cargo.

Brasil

1897 – Campos Sales é eleito Presidente da República e implanta a política dos governadores, aliando-se às oligarquias estaduais.

Mundo

1898 – Estados Unidos compram Cuba, Filipinas, Guam e Porto Rico durante sua expansão ultramarina.

1899 – Domínio anglo-egípcio domina o Sudão.

 

Referências

FOLHA DE SÃO PAULO. História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p. 317, 318.

MERCADO Público (1898). Disponível em: <https://ecoviagem.com.br/brasil/santa-catarina/florianopolis/mercado-publico-1898/>. Acesso em: 06 fev. 2.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p. 245, 246.

Biografias

Abílio Justiniano de Oliveira

Abílio Justiniano de Oliveira

Jornalista, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Afonso Cavalcanti do Livramento

Afonso Cavalcanti do Livramento

Comerciante, jornalista e militar, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Constituinte de 1895 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Antônio Pinto da Costa Carneiro

Antônio Pinto da Costa Carneiro

Jornalista, comerciante e militar, natural do Porto/Portugal. Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Apolinário João Pereira

Apolinário João Pereira

Militar e funcionário público, natural de Araranguá/SC. Prefeito interino de Araranguá/SC, Constituinte de 1895 e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por três vezes, no século XIX. Comandante da Polícia Militar catarinense.

Caetano Costa

Caetano Costa

Jornalista e militar, natural de Lages/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, seis vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Emílio Blum <small>(Suplente)</small>

Emílio Blum (Suplente)

Engenheiro, comerciante e militar, natural de Bagé/RS. Prefeito de Desterro/SC, Deputado Constituinte Estadual de 1891 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Firmino Lopes Rego

Firmino Lopes Rego

Militar, natural de São Paulo/SP. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início de século XX.

Francisco Margarida

Francisco Margarida

Jornalista, natural de Desterro/SC. Deputado Constituinte de 1910 e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por três vezes, no século XIX

Gustavo Adolfo Richlin

Gustavo Adolfo Richlin

Militar e comerciante, natural de Joinville/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Henrique Rupp

Henrique Rupp

Agrimensor, fazendeiro, tabelião e escrivão, natural de Munich/Alemanha. Vereador e Prefeito de Campos Novos/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Inácio Bastos

Inácio Bastos

Telegrafista, jornalista, escritor e professor, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

João Cabral de Melo

João Cabral de Melo

Militar, natural de Laguna/SC. Vereador e Prefeito em Tubarão/SC, Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Deputado no Congresso Representativo e na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Joaquim José Silveira Júnior

Joaquim José Silveira Júnior

Comerciante e funcionário público, natural de São Francisco do Sul/SC. Vereador e Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

José Boiteux

José Boiteux

Jornalista, historiador, advogado e professor, natural de Tijucas/SC. Deputado Constituinte de 1895, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX. Desembargador do Tribunal de Justiça e grande incentivador da cultura e da história.

Luís Abry

Luís Abry

Comerciante e tabelião, natural de Helmsted/Alemanha. Vereador em Blumenau/SC, Deputado Constituinte de 1895 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Luís Cavalcanti de Campos Melo

Luís Cavalcanti de Campos Melo

Engenheiro e comerciante, natural de Alagoas/AL. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e na Estadual de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Manoel Francisco Moreira

Manoel Francisco Moreira

Militar, atuante na região de Brusque e Itajaí/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Marcolino Ramos

Marcolino Ramos

Militar, advogado e promotor público, natural da Bahia/BA. Vereador e Prefeito em São José/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Ovídio José da Rosa

Ovídio José da Rosa

Militar, agente de correio e promotor público, natural de Laguna/SC. Deputado Provincial, Constituinte de 1895 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Pedro José de Sousa Lobo

Pedro José de Sousa Lobo

Militar e Agrimensor, natural de Desterro/SC. Vereador em Joinville/SC e três vezes Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XIX e início do século XX.

Pedro Cristiano Feddersen

Pedro Cristiano Feddersen

Comerciante e industrial, natural de Tondern/Dinamarca. Vereador em Blumenau/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Rafael Faraco

Rafael Faraco

Padre, natural de Acqua Fredda/Itália. Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Rodolfo Benevenuto Garnier <small>(Suplente)</small>

Rodolfo Benevenuto Garnier (Suplente)

Médico e militar, atuante em Florianópolis/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no final do século XIX e início do século XX.

Sebastião Furtado

Sebastião Furtado

Militar, fazendeiro e jornalista, natural de Lages/SC. Seis vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Augusto Schiefler Thies

Augusto Schiefler Thies

Militar, natural de Brusque/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX. Filho de Friedrich Wilhelm Thies, proprietário da Cervejaria de Wilhelm Thies.

Memória Política de Santa Catarina