Legislativo / Deputado(a) Estadual / Legislaturas

Visualização

3ª Legislatura

1896 - 1897

A 3ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina iniciou em 5 de agosto de 1896. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Embora a Constituição Federal brasileira de 1891 vigorasse até a Carta Constitucional de 1934, durante a Segunda República, o Estado de Santa Catarina promulgou outras Constituições nesse intervalo.

A elaboração da Constituição Estadual de 1895 foi necessária diante de fatores nacionais interligados, como a Segunda Revolta da Armada (eclodida no Rio de Janeiro, em 1893, que impulsionou militares para o Sul do país), o avanço da Revolução Federalista, de 1893-1895, do Rio Grande do Sul, para Santa Catarina e Paraná, com a tomada de Desterro (Capital catarinense e solo de um Governo paralelo) e a resistência ao governo do Marechal Floriano Peixoto - que havia golpeado o sogro, Marechal Deodoro da Fonseca, na Presidência do país, provocavam também desentendimentos entre lideranças em Santa Catarina, onde políticos dividiam-se entre apoiar ou não a Floriano e alguns militares seguiam os ideais das revoltas, alinhados aos federalistas, outros aderiram à política do governo federal, comandados por Interventor no Estado, suspendendo a Constituição anterior (de 1892) que previa eleição para vaga no Executivo, e atuaram no combate aos insurgentes, nas chamadas tropas legalistas, que levaram à prisões e chacina de centenas de pessoas (civis e militares) no triste episódio que marcou a história catarinense.

A Constituição Estadual de 1895 retomou muitas disposições da Constituição de 1891. Algumas novidades constitucionais: a Assembleia Legislativa voltou a denominar-se Congresso Representativo de Santa Catarina, formado por 22 deputados, no mínimo, e de 40, no máximo, sendo seus membros eleitos por voto direto, com duração de 3 anos cada legislatura; o chefe do Poder Executivo passou a ser exercido pelo Governador, tendo apenas um Vice, com mandato de 4 anos, mas vedada a reeleição; o Poder Judiciário voltou a denominação anterior - Tribunal de Justiça; e os Poderes Municipais denominados de Conselho Municipal - o Legislativo, e de Superintendência - o Executivo.

Foram eleitos 22 Deputados Estaduais, em pleito realizado em 26/11/1894: Afonso Cavalcanti do Livramento; Antônio Pereira da Silva e Oliveira; Antônio Pinto da Costa Carneiro; Apolinário João Pereira; Bernardino Manoel Machado; Ernesto Canac; João Cabral de Melo; João Luís Collaço; João Paulo Schmalz; Joaquim Elói de Medeiros; José Boiteux; José de Araújo Coutinho; José Bonifácio da Cunha; Líbero Guimarães, Luís Abry; Luís Antônio Ferreira Gualberto; Manoel Pinto de Lemos; Manoel dos Santos Lostada; Ovídio José da Rosa; Pedro Ferreira e Silva; Sebastião Furtado; Vidal Ramos.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1896, foi composta por:

Luís Antônio Ferreira Gualberto - Presidente.

Antônio Pereira da Silva e Oliveira - Vice-Presidente.

José Boiteux - 1º Secretário.

Manoel dos Santos Lostada - 2º Secretário.

José de Araújo Coutinho - Suplente de Secretário.

Afonso Cavalcanti do Livramento - Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1897, foi composta por:

Luís Antônio Ferreira Gualberto - Presidente.

Antônio Pinto da Costa Carneiro - Vice-Presidente.

José Boiteux  - 1º Secretário.

Manoel dos Santos Lostada - 2º Secretário.

Vidal Ramos - Suplente de Secretário.

Sebastião Furtado - Suplente de Secretário.

Legislatura composta predominantemente por militares, seguida de jornalistas e comerciantes.

Ao final do texto, acesse as biografias.

ACONTECIMENTOS

Brasil

1896 - Vice-Presidente Manoel Vitorino assumiu a Presidência da República, após o afastamento de Prudente de Morais por motivo de saúde.

21/11/1896 - Com a Batalha de Uauá, iniciou a Guerra de Canudos (confronto entre o movimento liderado pelo religioso Antônio Conselheiro e o Exército Brasileiro, no interior da Bahia), que durou cerca de um ano.

1897 - Prudente de Morais reassumiu a Presidência da República.

1897 - Campos Sales foi eleito Presidente da República e implantou a política dos governadores, aliando-se às oligarquias estaduais.

05/10/1897 - Terminou a Guerra de Canudos com a vitória do Exército.

Santa Catarina

1894-1898 - Hercílio Luz - primeiro Governador republicano eleito por voto direto, pelo Partido Republicano Catarinense (PRC). Assumiu interinamente o governo seu Vice, Polidoro Olavo de São Tiago, de 07/12/1894 a 06/01/1895.

1896 - Inauguração do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC).

1896 - Demolido o antigo Mercado Público, em Florianópolis. O atual mercado foi construído em 1898.

Mundo

1896 - O francês Antoine Henri Becquerel descobriu que o urânio emitia radiação. Por sua descoberta, recebeu o prêmio Nobel de 1903.

01/03/1896 - Cem mil etíopes derrotaram o Exército Italiano, composto de 18 mil homens, próximo da localidade de Adua, resultando em 6 mil europeus mortos, além dos feridos e prisioneiros.

06/04/1896 - Começaram os Jogos Olímpicos da era Moderna, em Atenas.

14/05/1896 - Nicolau II foi coroado Czar da Rússia.

18/05/1896 - Tragédia de Khodynka, em Moscou, durante as festividades de coroação do último Czar da Rússia, Nicolau II, quase 1.400 pessoas morreram pisoteadas, fora as demais vítimas, enquanto aguardavam alimento e bebida.

1897 - França conquistou a colônia de Madagascar, no Sudeste Africano.

1897 - Itália obtém do sultão de Zanzibar, um protetorado sobre o Chifre da África.

REFERÊNCIAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

CABRAL, Oswaldo Rodrigues. A História da Política em Santa Catarina durante o Império. Florianópolis: Editora da UFSC, 2004. 496 p.

CORRÊA, Carlos Humberto Pederneiras. Os Governantes de Santa Catarina de 1739 a 1982. Florianópolis: Editora da UFSC, 1983. 356 p.

ECOVIAGEM. Mercado Público (1898). Disponível em: <https://bit.ly/2mjn2qy>. Acesso em: 06 fev. 2019.

FOLHA DE SÃO PAULO. História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p. 

IHGSC (Florianópolis). A Instituição. Disponível em: <https://bit.ly/2Jfsep9>. Acesso em: 06 fev. 2019.

MEIRINHO, Jali. A República em Santa Catarina (1889-1900). 1979. 148 f. Tese (Doutorado) - Curso de História, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1979. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTE1NTU=>. Acesso em: 15 jul. 2019.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 800 p.

República (SC). Secção Telegraphica. Florianópolis, 27 nov. 1894, p. 1. Disponível em: <http://memoria.bn.br/docreader/711497x/4435>. Acesso em: 28 ago. 2017.

República (SC). Congresso Representativo. Florianópolis, 09 jan. 1895, p. 1. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/711497x/4563>. Acesso em: 28 ago. 2017.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p. 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP. Base Temporal: Século XIX. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY4Mzc=>. Acesso em: 16 fev. 2020.

VELASCO, Valquiria. Guerra de Canudos. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODg5MDA=>. Acesso em: 5 jun. 2019.

Biografias

Afonso Cavalcanti do Livramento

Afonso Cavalcanti do Livramento

Comerciante, jornalista e militar, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Constituinte de 1895 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Contador, fazendeiro comerciante e militar, natural de Vila Nova do Príncipe/SP. Governador de Santa Catarina, Deputado Federal e Senador representando os catarinenses, Deputado na Casa Legislativa, época Provincial e Republicana e Deputado Constituinte, final do século XIX e início do século XX.

Antônio Pinto da Costa Carneiro

Antônio Pinto da Costa Carneiro

Jornalista, comerciante e militar, natural do Porto/Portugal. Presidente da Casa Legislativa e Deputado Constituinte, final do século XIX e início do século XX.

Apolinário João Pereira

Apolinário João Pereira

Militar e funcionário público, natural de Araranguá/SC, Prefeito interino de sua cidade natal, três vezes Deputado Estadual no Parlamento Catarinense e Deputado Constituinte, século XIX.

Bernardino Manoel Machado

Bernardino Manoel Machado

Militar e comerciante. Prefeito de São José/SC, Vereador em Palhoça/SC e Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX.

Ernesto Canac

Ernesto Canac

Industrial e militar, natural da França. Prefeito e Presidente da Câmara de Joinville/SC, Deputado Estadual Constituinte de 1891 e de 1895, e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

João Cabral de Melo

João Cabral de Melo

Militar, natural de Laguna/SC. Vereador e Prefeito em Tubarão/SC, Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Deputado no Congresso Representativo e no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

João Luís Collaço

João Luís Collaço

Militar, natural de Tubarão/SC, Prefeito na cidade natal e Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX e início do século XX.

Joaquim Elói de Medeiros

Joaquim Elói de Medeiros

Padre, jornalista, bibliotecário e militar, natural de Desterro/SC, Constituinte de 1895, Deputado Provincial e Estadual na Casa Legislativa e Presidente interino da Província catarinense, século XIX.

João Paulo Schmalz

João Paulo Schmalz

Comerciante e industrial, natural de Nidau/Suíça, Prefeito em Joinville, Deputado Constituinte de 1891 e Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX.

José Boiteux

José Boiteux

Jornalista, historiador, advogado e professor, natural de Tijucas/SC, Desembargador do Tribunal de Justiça e grande incentivador da cultura e da história, Deputado Constituinte de 1895, Deputado Estadual na Casa Legislativa e Deputado Federal representando os catarinenses, final do século XIX e início do XX.

José Bonifácio da Cunha

José Bonifácio da Cunha

Médico e militar, natural de Santo Amaro/BA, Deputado Constituinte de 1891 e de 1895 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

José de Araújo Coutinho

José de Araújo Coutinho

Hoteleiro, jornalista e ator, natural de Portugal, Constituinte de 1891 e de 1895 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX.

Líbero Guimarães

Líbero Guimarães

Comerciante, industrial e militar, natural de Lages/SC, Vereador eleito em São Bento do Sul/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX.

Luís Abry

Luís Abry

Comerciante e tabelião, natural de Helmsted/Alemanha, Vereador em Blumenau/SC, Deputado Constituinte de 1895 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Luís Antônio Ferreira Gualberto

Luís Antônio Ferreira Gualberto

Médico e escritor, natural de Nazaré/BA, Prefeito de São Francisco do Sul/SC, Deputado Constituinte de 1891, Deputado Estadual na Casa Legislativa e Deputado Federal representando os catarinenses, final do século XIX e início do século XX.

Manoel dos Santos Lostada

Manoel dos Santos Lostada

Jornalista, poeta e militar, natural de Palhoça/SC, Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Manoel Pinto de Lemos

Manoel Pinto de Lemos

Militar e comerciante, natural de Campos de Goytacazes/RJ, Vereador em São José/SC, Vice-Presidente e Presidente interino da Província de Santa Catarina, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e Deputado Estadual, século XIX.

Ovídio José da Rosa

Ovídio José da Rosa

Militar, agente de correio e promotor público, natural de Laguna/SC, Deputado Provincial, Constituinte de 1895 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Pedro Ferreira e Silva

Pedro Ferreira e Silva

Médico, jornalista e militar, natural de Catu/BA, Prefeito e Vereador de Itajaí/SC, Constituinte Estadual de 1891 e de 1895, Deputado Estadual na Casa Legislativa e Deputado Federal representando os catarinenses, final do século XIX e início do século XX.

Sebastião Furtado

Sebastião Furtado

Militar, fazendeiro e jornalista, natural de Lages/SC, seis vezes Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Vidal Ramos

Vidal Ramos

Fazendeiro, natural de Lages/SC, Prefeito na cidade natal, Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Deputado Provincial e Deputado Estadual na Casa Legislativa, Governador, Deputado Federal e Senador representando os catarinenses, final do século XIX e início do século XX.

Memória Política de Santa Catarina