Legislativo / Deputado Estadual / Legislaturas

Visualização

5ª Legislatura

1901 - 1903

A 5ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado Santa Catarina teve início em 21 de julho de 1901. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

 

Foram eleitos Deputados: Abdon Baptista; Abílio Justiniano de Oliveira; Alexandre Ernesto de Oliveira; Antônio Pereira da Silva e Oliveira; Antônio Pinto da Costa Carneiro; Caetano Vieira da Costa; Celso Bayma; Dorval Melquíades de Sousa; Eliseu Guilherme da Silva; Germano Augusto Lepper; Gustavo Adolfo Richlin; Hipólito Boiteux; João Luís Ferreira de Melo; José Maurício dos Santos; José Vicente de Carvalho Filho;Luís Abry; Manoel Francisco Moreira; Pedro Cristiano Feddersen; Polidoro Olavo de São Tiago;  Reinaldo Gomes Tavares; Vitor Alves de Brito.

Foram Convocados: Francisco Margarida; Gustavo Lebon Régis; Germano Wendhausen; Henrique Rupp Júnior; João Cabral de Melo; João José Teodoro da Costa; José Bonifácio da Cunha; João Nepomuceno Manfredo Leite; Luís Cavalcanti de Campos Melo; Manuel dos Santos Lostada; Manuel Joaquim Machado; Ovídio José da Rosa.

Renunciou: Vidal José de Oliveira Ramos Júnior.

Faleceu: Manoel Francisco Moreira.

Depurações (diplomas não reconhecidos): Abdon Baptista; Abílio Justiniano de Oliveira; Antônio Pinto da Costa Carneiro; Francisco Margarida;  Polidoro Olavo de São Tiago;  Hipólito Boiteux.

 

Mesa Diretora da Assembleia, de 1901, foi composta por:

Antônio Pereira da Silva e Oliveira – Presidente;

 Vidal José de Oliveira Ramos Júnior – Vice-Presidente;

Caetano Vieira da Costa – 1º Secretário;

 Manuel dos Santos Lostada – 2º Secretário;

João José Teodoro da Costa – Suplente de Secretário;

Reinaldo Gomes Tavares – Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1902, foi composta por:

Antônio Pereira da Silva e Oliveira – Presidente;

Vidal José de Oliveira Ramos Júnior – Vice-Presidente;

Manuel dos Santos Lostada – 1º Secretário;

Luís Cavalcanti de Campos Melo – 2º Secretário;

Ovídio José da Rosa – Suplente de Secretário.

 

Mesa Diretora da Assembleia, de 1903, foi composta por:

Antônio Pereira da Silva e Oliveira – Presidente;

João Cabral de Melo – Vice-Presidente;

Manuel dos Santos Lostada – 1º Secretário;

Gustavo Lebon Régis – 2º Secretário;

 José Vicente de Carvalho Filho – Suplente de Secretário;

 João Luís Ferreira de Melo – Suplente de Secretário.

ACONTECIMENTOS

Santa Catarina

1902 – Lauro Severiano Müller, do Partido Republicano Catarinense (PRC), assume o Governo do Estado em 28 de setembro.

1902 – Na condição de Presidente da Assembleia, Antônio Pereira da Silva e Oliveira assumiu de forma interina o Governo do Estado, em 22 de novembro.

Brasil

1902 – Rodrigues Alves é eleito o terceiro Presidente da República Brasileira.

1903 – Barão do Rio Branco conquista o estado do Acre para o Brasil na Revolução Acreana.

Mundo

1901 – Austrália transforma-se em federação com a unificação de suas seis províncias.

1902 – É proclamada a República de Cuba.

1902 – Grã-Bretanha ganha a Guerra dos Borês.

1903 – Estados Unidos compram o Canal do Panamá.

 

REFERÊNCIAS

FOLHA DE SÃO PAULO. História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p. 317, 318.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. Pg. 240, 241.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p. 248, 249.

Biografias

Abdon Batista

Abdon Batista

Médico e empresário, natural de Salvador/BA. Vereador em São Francisco do Sul/SC, Prefeito de Joinville/SC, Deputado Provincial e Estadual na Assembleia Legislativa, Governador Interino de Santa Catarina e Senador da República, representando os catarinenses.

Abílio Justiniano de Oliveira

Abílio Justiniano de Oliveira

Jornalista, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Alexandre Ernesto de Oliveira

Alexandre Ernesto de Oliveira

Advogado, promotor público e militar, natural de São Francisco do Sul/SC. Seis vezes Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, três na época provincial (século XIX) e três na época republicana (início do século XX).

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Contador, fazendeiro comerciante e militar, natural de Lapa/SP. Em Santa Catarina foi Deputado na Assembleia Legislativa, na época Provincial e na Republicana, Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Governador, Deputado Federal e Senador, final do século XIX e início do século XX.

Antônio Pinto da Costa Carneiro

Antônio Pinto da Costa Carneiro

Jornalista, comerciante e militar, natural do Porto/Portugal. Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Caetano Costa

Caetano Costa

Jornalista e militar, natural de Lages/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, seis vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Celso Bayma

Celso Bayma

Advogado e professor, natural de Assunção/Paraguai. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, seis vezes Deputado Federal e Senador representando os catarinenses, no início do século XX.

Dorval Melquíades de Sousa

Dorval Melquíades de Sousa

Militar, natural de Desterro/SC. Prefeito de Florianópolis/SC, Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina e Deputado Federal por SC, no final do século XIX e início do século XX. Autor de projeto parlamentar para conceder direito de voto à mulher catarinense e mantinha correspondência com Bertha Lutz, lutadora pela emancipação feminina.

Eliseu Guilherme da Silva

Eliseu Guilherme da Silva

Farmacêutico e militar, natural de São José/SC. Interventor Interino da Província catarinense, Deputado Federal, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Constituinte de 1892 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, no século XIX e início do século XX.

Francisco Margarida

Francisco Margarida

Jornalista, natural de Desterro/SC. Deputado Constituinte de 1910 e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por três vezes, no século XIX

Germano Wendhausen

Germano Wendhausen

Comerciante e militar, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e na Assembleia Estadual de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Gustavo Adolfo Richlin

Gustavo Adolfo Richlin

Militar e comerciante, natural de Joinville/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Gustavo Lebon Régis

Gustavo Lebon Régis

Engenheiro, matemático e militar, natural de Parati/SC. Constituinte de 1910, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no início do século XX. Secretário de Estado e representante do governo em campanha na Guerra do Contestado.

Henrique Rupp Júnior <small>(Suplente)</small>

Henrique Rupp Júnior (Suplente)

Advogado, jornalista, professor e empresário, natural de Joinville/SC. Prefeito de Florianópolis/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX.

Germano Augusto Lepper

Germano Augusto Lepper

Militar e comerciante, natural da Alemanha. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e na Assembleia Estadual de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Hipólito Boiteux

Hipólito Boiteux

Comerciante e militar, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no início do século XX.

João Cabral de Melo

João Cabral de Melo

Militar, natural de Laguna/SC. Vereador e Prefeito em Tubarão/SC, Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Deputado no Congresso Representativo e na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

João José Teodoro da Costa

João José Teodoro da Costa

Fazendeiro, professor e jornalista, natural de Lages/SC. Deputado Constituinte de 1891 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

João Luís Ferreira de Melo

João Luís Ferreira de Melo

Militar e comerciante, natural de São José/SC. Várias vezes Vereador na cidade natal, Deputado Provincial e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

João Nepomuceno Manfredo Leite

João Nepomuceno Manfredo Leite

Padre e escritor, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no início do século XX.

José Bonifácio da Cunha

José Bonifácio da Cunha

Médico e militar, natural de Santo Amaro/BA. Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, no Congresso Representativo, e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

José Mauricio dos Santos

José Mauricio dos Santos

Comerciante, militar, Juiz de Paz, Subdelegado de Polícia, Delegado Literário, Agente do Fisco e Encarregado das Obras Públicas. Prefeito de Jaguaruna/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

José Vicente de Carvalho Filho

José Vicente de Carvalho Filho

Militar e professor, natural do Piauí/PI. Três vezes Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Luís Abry

Luís Abry

Comerciante e tabelião, natural de Helmsted/Alemanha. Vereador em Blumenau/SC, Deputado Constituinte de 1895 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Luís Cavalcanti de Campos Melo

Luís Cavalcanti de Campos Melo

Engenheiro e comerciante, natural de Alagoas/AL. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e na Estadual de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Manoel Francisco Moreira

Manoel Francisco Moreira

Militar, atuante na região de Brusque e Itajaí/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Ovídio José da Rosa

Ovídio José da Rosa

Militar, agente de correio e promotor público, natural de Laguna/SC. Deputado Provincial, Constituinte de 1895 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Pedro Cristiano Feddersen

Pedro Cristiano Feddersen

Comerciante e industrial, natural de Tondern/Dinamarca. Vereador em Blumenau/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Polidoro Olavo de São Tiago

Polidoro Olavo de São Tiago

Engenheiro, jornalista e militar, natural de Desterro/SC. Presidente Interino da Província, Deputado Provincial eleito, Constituinte Estadual de 1891, Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Reinaldo Gomes Tavares

Reinaldo Gomes Tavares

Militar, atuante em São Francisco do Sul/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no início do século XX.

Vitor Alves de Brito

Vitor Alves de Brito

Militar, comerciante e fazendeiro, natural do Rio de Janeiro/RJ. Vereador e Prefeito em Lages/SC e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Vidal Ramos

Vidal Ramos

Fazendeiro, natural de Lages/SC. Prefeito na cidade natal, Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Deputado Provincial e Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Governador do mesmo Estado, Deputado Federal e Senador, representando os catarinenses, no final do século XIX e início do século XX.

Memória Política de Santa Catarina