Legislativo / Deputado(a) Estadual / Legislaturas

Visualização

5ª Legislatura

1901 - 1903

A 5ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina iniciou em 21 de julho de 1901. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Foram eleitos 21 Deputados: Abdon Batista; Abílio Justiniano de Oliveira; Alexandre Ernesto de Oliveira; Antônio Pereira da Silva e Oliveira; Antônio Pinto da Costa Carneiro; Caetano Vieira da Costa; Celso Bayma; Dorval Melchíades de Sousa; Eliseu Guilherme da Silva; Germano Augusto Lepper; Gustavo Adolfo Richlin; Hipólito Boiteux; João Luís Ferreira de Melo; José Maurício dos Santos; José Vicente de Carvalho Filho; Luís Abry; Manoel Francisco Moreira; Pedro Cristiano Feddersen; Polidoro Olavo de São Tiago; Reinaldo Gomes Tavares; Vitor Alves de Brito.

Foram Convocados: Francisco Margarida; Gustavo Lebon Régis; Germano Wendhausen; Henrique Rupp Júnior; João Cabral de Melo; João José Teodoro da Costa; José Bonifácio da Cunha; João Nepomuceno Manfredo Leite; Luís Cavalcanti de Campos Melo; Manoel dos Santos Lostada; Manuel Joaquim Machado; Ovídio José da Rosa.

Renunciou: Vidal Ramos.

Faleceu: Manoel Francisco Moreira.

Depurações (diplomas não reconhecidos): Abdon Batista; Abílio Justiniano de Oliveira; Antônio Pinto da Costa Carneiro; Francisco Margarida; Polidoro Olavo de São Tiago; Hipólito Boiteux.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1901, foi composta por:

Antônio Pereira da Silva e Oliveira - Presidente.

Vidal Ramos - Vice-Presidente.

Caetano Vieira da Costa - 1º Secretário.

Manoel dos Santos Lostada - 2º Secretário.

João José Teodoro da Costa - Suplente de Secretário.

Reinaldo Gomes Tavares - Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1902, foi composta por:

Antônio Pereira da Silva e Oliveira - Presidente.

Vidal Ramos - Vice-Presidente.

Manoel dos Santos Lostada - 1º Secretário.

Luís Cavalcanti de Campos Melo - 2º Secretário.

Ovídio José da Rosa - Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1903, foi composta por:

Antônio Pereira da Silva e Oliveira - Presidente.

João Cabral de Melo - Vice-Presidente.

Manoel dos Santos Lostada - 1º Secretário.

Gustavo Lebon Régis - 2º Secretário.

José Vicente de Carvalho Filho - Suplente de Secretário.

João Luís Ferreira de Melo - Suplente de Secretário.

Legislatura composta predominantemente por militares, seguida de comerciantes.

Ao final do texto, acesse as biografias.

ACONTECIMENTOS

Brasil

1902 - Rodrigues Alves foi eleito o terceiro Presidente da República.

1903 - Barão do Rio Branco conquistou o Estado do Acre para o Brasil na Revolução Acreana.

Santa Catarina

  • Felipe Schmidt - governou o Estado de 28/09/1898 a 28/09/1902;
  • Lauro Müller - eleito Governador para mandato de 1902-1906. Tomou posse em 28/09/1902, mas renunciou 44 dias após;
  • Antônio Pereira da Silva e Oliveira, na condição de Presidente da Assembleia, assumiu interinamente o Governo e exerceu de: 10/11 a 11/11/1902 e de 22/11/1902 a 06/03/1905;
  • Vidal Ramos - governou de 11/11 a 22/11/1902, como interino, e de 06/03 a 30/10/1905, como efetivo no cargo Executivo.

Mundo

1901 - Austrália transformou-se em federação com a unificação de suas seis províncias.

14/09/1901 - William McKinley, Presidente dos EUA, foi assassinado, seu Vice assumiu o cargo, Theodore Roosevelt.

1902 - Proclamada a República de Cuba.

1902 - Grã-Bretanha ganhou a Guerra dos Borês.

1903 - EUA compraram o Canal do Panamá.

REFERÊNCIAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

CABRAL, Oswaldo Rodrigues. Breve Notícia sobre o Poder Legislativo de Santa Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, 1974.

FOLHA DE SÃO PAULO. História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p.

GASPARETTO JUNIOR, Antonio. Revolução Acreana. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTgzMzI=>. Acesso em: 12 out. 2020.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 800 p.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

Biografias

Abdon Batista

Abdon Batista

Médico e empresário, natural de Salvador/BA, Vereador em São Francisco do Sul/SC, Prefeito de Joinville/SC, Deputado Provincial e Estadual na Casa Legislativa, Governador Interino de Santa Catarina e Senador da República representando os catarinenses, século XIX e início do XX.

Abílio Justiniano de Oliveira

Abílio Justiniano de Oliveira

Jornalista, natural de Desterro/SC, Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Alexandre Ernesto de Oliveira

Alexandre Ernesto de Oliveira

Advogado, promotor público e militar, natural de São Francisco do Sul/SC. Seis vezes Deputado na Casa Legislativa, três na época provincial e três na época republicana, século XIX e XX.

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Contador, fazendeiro comerciante e militar, natural de Vila Nova do Príncipe/SP. Governador de Santa Catarina, Deputado Federal e Senador representando os catarinenses, Deputado na Casa Legislativa, época Provincial e Republicana e Deputado Constituinte, final do século XIX e início do século XX.

Antônio Pinto da Costa Carneiro

Antônio Pinto da Costa Carneiro

Jornalista, comerciante e militar, natural do Porto/Portugal. Presidente da Casa Legislativa e Deputado Constituinte, final do século XIX e início do século XX.

Caetano Costa

Caetano Costa

Jornalista e militar, natural de Lages/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, seis vezes Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Celso Bayma

Celso Bayma

Advogado e professor, natural de Assunção/Paraguai. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, seis vezes Deputado Federal e Senador representando os catarinenses, início do século XX.

Eliseu Guilherme da Silva

Eliseu Guilherme da Silva

Farmacêutico e militar, natural de São José/SC. Interventor da Província catarinense (interino e efetivo), Deputado Federal, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Constituinte de 1892 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX e início do século XX.

Francisco Margarida

Francisco Margarida

Jornalista, natural de Desterro/SC. Deputado Constituinte de 1910 e três vezes Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do XX.

Germano Wendhausen

Germano Wendhausen

Comerciante e militar, natural de Desterro/SC, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Gustavo Adolfo Richlin

Gustavo Adolfo Richlin

Militar e comerciante, natural de Joinville/SC. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Gustavo Lebon Régis

Gustavo Lebon Régis

Engenheiro, matemático e militar, natural de Parati/SC. Constituinte de 1910, Deputado Estadual na Casa Legislativa e Deputado Federal representando os catarinenses, início do século XX. Secretário de Estado.

Henrique Rupp Júnior <small>(Suplente)</small>

Henrique Rupp Júnior (Suplente)

Advogado, jornalista, professor e empresário, natural de Joinville/SC. Prefeito de Florianópolis/SC, Deputado Estadual na Casa Legislativa e Deputado Federal representando os catarinenses, século XX.

Germano Augusto Lepper

Germano Augusto Lepper

Militar e comerciante, natural da Alemanha. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e Deputado no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Hipólito Boiteux

Hipólito Boiteux

Comerciante e militar, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, início do século XX.

João Cabral de Melo

João Cabral de Melo

Militar, natural de Laguna/SC. Vereador e Prefeito em Tubarão/SC, Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Deputado no Congresso Representativo e no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

João José Teodoro da Costa

João José Teodoro da Costa

Fazendeiro, professor e jornalista, natural de Lages/SC, Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

João Luís Ferreira de Melo

João Luís Ferreira de Melo

Militar e comerciante, natural de São José/SC, várias vezes Vereador na cidade natal, Deputado Provincial e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

João Nepomuceno Manfredo Leite

João Nepomuceno Manfredo Leite

Padre e escritor, natural de Desterro/SC, Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, início do século XX.

José Bonifácio da Cunha

José Bonifácio da Cunha

Médico e militar, natural de Santo Amaro/BA, Deputado Constituinte de 1891 e de 1895 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

José Mauricio dos Santos

José Mauricio dos Santos

Comerciante e militar, Prefeito de Jaguaruna/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

José Vicente de Carvalho Filho

José Vicente de Carvalho Filho

Militar e professor, natural do Piauí/PI, três vezes Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Luís Abry

Luís Abry

Comerciante e tabelião, natural de Helmsted/Alemanha, Vereador em Blumenau/SC, Deputado Constituinte de 1895 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Luís Cavalcanti de Campos Melo

Luís Cavalcanti de Campos Melo

Engenheiro e comerciante, natural de Alagoas/AL, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Manoel dos Santos Lostada

Manoel dos Santos Lostada

Jornalista, poeta e militar, natural de Palhoça/SC, Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Manoel Francisco Moreira

Manoel Francisco Moreira

Militar, atuante na região de Brusque e Itajaí/SC, Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Ovídio José da Rosa

Ovídio José da Rosa

Militar, agente de correio e promotor público, natural de Laguna/SC, Deputado Provincial, Constituinte de 1895 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Pedro Cristiano Feddersen

Pedro Cristiano Feddersen

Comerciante e industrial, natural de Tondern/Dinamarca, Vereador em Blumenau/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Polidoro Olavo São Thiago

Polidoro Olavo São Thiago

Engenheiro, jornalista e militar, natural de Desterro/SC, Governador interino, Deputado Provincial, Constituinte de 1891 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Reinaldo Gomes Tavares

Reinaldo Gomes Tavares

Militar, atuante em São Francisco do Sul/SC, e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, início do século XX.

Vitor Alves de Brito

Vitor Alves de Brito

Militar, comerciante e fazendeiro, natural do Rio de Janeiro/RJ, Vereador e Prefeito em Lages/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Vidal Ramos

Vidal Ramos

Fazendeiro, natural de Lages/SC, Prefeito na cidade natal, Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Deputado Provincial e Deputado Estadual na Casa Legislativa, Governador, Deputado Federal e Senador representando os catarinenses, final do século XIX e início do século XX.

Memória Política de Santa Catarina