Legislativo / Deputado Provincial / Legislaturas

Visualização

24ª Legislatura

1882 - 1883

A 24ª Legislatura da Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina iniciou em 9 de outubro de 1882. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Foram eleitos Deputados Provinciais: Alexandre Marcelino Bayma; Antônio Gonçalves da Silva Barreiros; Antônio Luís Ferreira de Melo; Antônio Pereira da Silva e Oliveira; Augusto Frederico de Sousa Pinto; Cristóvão Nunes Pires; Eliseu Guilherme da Silva; Eufrásio José da Cunha; Estácio Borges da Silva Matos; Fernando Hackradt Júnior; Francisco Barreiros; Francisco Gonçalves da Silva Barreiros; Francisco Leitão de Almeida; Francisco Tolentino Vieira de Souza; Francisco Vitoriano dos Santos Furtado; Germano Augusto Lepper; João José Pinheiro; João André Cogoy; João da Silva Ramos; José Inácio de Oliveira Tavares; Luiz Betim Pais Leme; Presalindo Lery dos Santos; Pedro José Leite Júnior; Tomás Argemiro Ferreira Chaves.

Depurados (diploma não validado): Francisco Barreiros e Luiz Betim Pais Leme.

Observação: Não houve suplentes. Para o preenchimento de vagas, caso necessário, seria convocada nova eleição.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1882, foi composta por:

Antônio Luís Ferreira de Melo - Presidente.

Augusto Frederico de Sousa Pinto - Vice-Presidente.

Tomás Argemiro Ferreira Chaves - 1º Secretário.

Eufrásio José da Cunha - 2º Secretário.

Antônio Pereira da Silva e Oliveira - Suplente de Secretário.

Presalindo Lery dos Santos  - Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1883, foi composta por:

Antônio Luís Ferreira de Melo - Presidente.

Augusto Frederico de Sousa Pinto - Vice-Presidente.

Tomás Argemiro Ferreira Chaves - 1º Secretário.

Eufrásio José da Cunha - 2º Secretário (licenciou-se).

Francisco Vitoriano dos Santos Furtado - 2º Secretário.

Antônio Pereira da Silva e Oliveira - Suplente de Secretário.

Presalindo Lery dos Santos - Suplente de Secretário.

Ao final do texto, acesse as biografias.

ACONTECIMENTOS

Brasil

De 23 de julho de 1840 a 1889 - Dom Pedro II assumiu o trono e governou o país. Período denominado Segundo Reinado.

1882 - Realizada a Exposição Antropológica Brasileira no Museu Nacional, um dos eventos científicos mais importantes do século.

18/04/1882 - Nascimento de Monteiro Lobato, escritor e editor brasileiro, faleceu em 1948.

Santa Catarina

A Província foi governada por Presidentes nomeados (por Carta Imperial):

  • João Rodrigues Chaves - de 07/07/1880 a 09/03/1882. Assumiu interinamente a função Joaquim Augusto do Livramento;
  • Ernesto Francisco de Lima Santos - de 05/04/1882 a 30/06/1882. Foi seu interino Joaquim Augusto do Livramento;
  • Antônio Gonçalves Chaves - de 06/09/1882 a 27/01/1883. Seu interino, Manoel Pinto de Lemos, governou até passar ao novo presidente;
  • Teodureto Carlos de Faria Souto - de 28/02 a 29/08/1883;
  • Francisco Luís da Gama Rosa - de 29/08/1883 a 09/09/1884.

Mundo

1882 - Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro formaram a Tríplice Aliança.

1882 - Inaugurada a primeira usina elétrica do mundo, em Nova Iorque.

19/04/1882 - Falecimento de Charles Darwin, naturalista, geólogo e biólogo britânico, autor do livro A Origem das Espécies, publicado em 1859, nascido em 1809.

02/06/1882 - Falecimento do italiano e republicano Giuseppe Garibaldi, o 'herói de 2 mundos', que casou no Brasil com Anita Garibaldi, e lutou contra as tropas do Imperador brasileiro.

24/03/1882 - Robert Koch anunciou a descoberta da bactéria responsável pela tuberculose (Mycobacterium tuberculosis).

14/03/1883 - Falecimento de Karl Marx, pensador e revolucionário socialista, autor de vários livros, entre eles, O Manifesto Comunista (1848) e O Capital (1867-1894).

08/06/1883 - Realizada a Convenção de Marsa. A França reafirmou as cláusulas do Tratado do Bardo e o seu protectorado sobre a Tunísia.

REFERÊNCIAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

CABRAL, Oswaldo Rodrigues. A História da Política em Santa Catarina durante o Império. Florianópolis: Editora da UFSC, 2004. 496 p.

CORRÊA, Carlos Humberto Pederneiras. Os Governantes de Santa Catarina de 1739 a 1982. Florianópolis: Editora da UFSC, 1983. 356 p.

FOLHA DE SÃO PAULO. História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 800 p.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP. Base Temporal: Século XIX. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY4Mzc=>. Acesso em: 16 fev. 2020.

WANDERLEY, Andrea C. T.. Marc Ferrez, a Comissão Geológica do Império (1875-1878) e a Exposição Antropológica Brasileira no Museu Nacional (1882). 2018. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY4NjM=>. Acesso em: 9 fev. 2019.

Biografias

Alexandre Marcelino Bayma

Alexandre Marcelino Bayma

Médico e militar, natural de São Luís/MA. Membro da Junta Governativa de 1889, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Deputado Constituinte de 1892 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX.

Antônio Gonçalves da Silva Barreiros

Antônio Gonçalves da Silva Barreiros

Comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Antônio Luís Ferreira de Melo

Antônio Luís Ferreira de Melo

Advogado e militar, natural de São José/SC. Vereador na terra natal e duas vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Contador, fazendeiro comerciante e militar, natural de Vila Nova do Príncipe/SP. Governador de Santa Catarina, Deputado Federal e Senador representando os catarinenses, Deputado na Casa Legislativa, época Provincial e Republicana e Deputado Constituinte, final do século XIX e início do século XX.

Augusto Frederico de Sousa Pinto

Augusto Frederico de Sousa Pinto

Advogado e promotor público, natural do Rio Grande do Sul/RS. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Cristóvão Nunes Pires

Cristóvão Nunes Pires

Industrial e comerciante, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Deputado Estadual eleito na era republicana, membro da Junta Governativa de 1891 e Interventor Interino de Santa Catarina (durante a Revolução Federalista), século XIX.

Eliseu Guilherme da Silva

Eliseu Guilherme da Silva

Farmacêutico e militar, natural de São José/SC. Interventor da Província catarinense (interino e efetivo), Deputado Federal, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Constituinte de 1892 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX e início do século XX.

Estácio Borges da Silva Matos

Estácio Borges da Silva Matos

Promotor Público, fazendeiro e militar, natural de Laguna/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Eufrásio José da Cunha

Eufrásio José da Cunha

Farmacêutico e químico, natural da Bahia/BA. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Fernando Hackradt Júnior

Fernando Hackradt Júnior

Comerciante, natural de Biguaçu/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina e Deputado Geral representando os catarinenses, século XIX.

Francisco Barreiros

Francisco Barreiros

Jornalista, comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado Constituinte de 1982, atuante na Assembleia Legislativa Provincial e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX.

Francisco Leitão de Almeida

Francisco Leitão de Almeida

Militar, natural do Rio Grande do Norte/RN. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Francisco Tolentino

Francisco Tolentino

Militar, jornalista e advogado provisionado, natural de São José/SC. Deputado Constituinte de 1981, seis vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e Deputado Federal representando os catarinenses, final do século XIX e início do século XX.

Francisco Vitorino dos Santos Furtado

Francisco Vitorino dos Santos Furtado

Promotor público, natural de Desterro/SC. Vereador em Lages/SC e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Germano Augusto Lepper

Germano Augusto Lepper

Militar e comerciante, natural da Alemanha. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e Deputado no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

João da Silva Ramos Júnior

João da Silva Ramos Júnior

Natural de São José/SC. Vereador na terra natal, Prefeito em Florianópolis/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

João José Pinheiro

João José Pinheiro

Militar, natural de Desterro/SC, oito vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

José Celestino de Oliveira

José Celestino de Oliveira

Militar, comerciante e industrial, natural de Paranaguá/PR, Vereador em Joinville/SC e Deputado Provincial na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, século XIX.

José Inácio de Oliveira Tavares

José Inácio de Oliveira Tavares

Militar e escrivão, duas vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Luiz Betim Pais Leme

Luiz Betim Pais Leme

Engenheiro Civil e administrador, natural do Rio de Janeiro/RJ, Deputado eleito na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Pedro José Leite Júnior

Pedro José Leite Júnior

Advogado e promotor público, atuante em Lages/SC, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Presalindo Lery dos Santos

Presalindo Lery dos Santos

Jornalista, professor e escritor, natural de São Paulo/SP, e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Tomás Argemiro Ferreira Chaves

Tomás Argemiro Ferreira Chaves

Advogado e jornalista, natural de Recife/PE, duas vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Memória Política de Santa Catarina