Legislativo / Deputado Estadual / Legislaturas

Visualização

2ª Legislatura

1894 - 1895

A 2ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado Santa Catarina teve início em em 26 de julho de 1894. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

 

Foram eleitos Deputados Estaduais: Afonso Cavalcanti do Livramento; Antônio Pereira da Silva e Oliveira; Antônio Pinto da Costa Carneiro; Apolinário João Pereira; Bernardino Manuel Machado; Ernesto Canac; Henrique Rupp; João Cabral de Melo; João Paulo Schmalz; José Bonifácio da Cunha; Joaquim Elói de Medeiros; José Arthur Boiteux; José de Araújo Coutinho; Líbero Guimarães; Luís Abry; Luís Antônio Ferreira Gualberto; Manuel dos Santos Lostada; Manoel Pinto de Lemos; Ovídio José da Rosa; Pedro Ferreira e Silva; Pedro Luís Collaço; Sebastião da Silva Furtado; Vidal José de Oliveira Ramos Júnior.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1894, foi composta por:

Joaquim Elói de Medeiros – Presidente;

Antônio Pinto da Costa Carneiro – Vice-Presidente;

José Arthur Boiteux – 1º Secretário;

Vidal José de Oliveira Ramos Júnior. – 2º Secretário;

Afonso Cavalcanti do Livramento – Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1895, foi composta por:

Joaquim Elói de Medeiros – Presidente;

Antônio Pinto da Costa Carneiro – Vice-Presidente;

José Arthur Boiteux – 1º Secretário;

Manuel dos Santos Lostada – 2º Secretário;

Apolinário João Pereira  – Suplente de Secretário;

José de Araújo Coutinho – Suplente de Secretário;

Bernardino Manuel Machado – Suplente de Secretário;

João Cabral de Melo – Suplente de Secretário.

 

Acontecimentos

Santa Catarina

1894 – Hercílio Pedro da Luz, membro do Partido Republicano Catarinense (PRC), é eleito Governador da Província de Santa Catarina.

1895 – Assembleia Legislativa promulga a nova Constituição do Estado.

1895 – Tem fim, no mês de agosto, a Revolução Federalista, que envolvia além do estado catarinense, o Paraná e o Rio Grande do Sul.

Brasil

1894 – Prudente de Morais é o primeiro civil eleito à Presidência da República Federativa do Brasil, tomando posse no dia 15 de novembro.

Mundo

1894 – Em Londres, é inaugurada a Tower Bridge (Ponte da Torre).

 

REFERÊNCIAS

FOLHA DE SÃO PAULO. História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p. 317, 318.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. Pg. 231, 232.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p. 238, 239.

TOWER Bridge, uma ponte que se transforma. 2017. Disponível em: <https://mapadelondres.org/tower-bridge-uma-ponte-que-se-transforma/>. Acesso em: 6 fev. 20.

 

Biografias

Afonso Cavalcanti do Livramento

Afonso Cavalcanti do Livramento

Comerciante, jornalista e militar, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Constituinte de 1895 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Antônio Pereira da Silva e Oliveira

Contador, fazendeiro comerciante e militar, natural de Lapa/SP. Em Santa Catarina foi Deputado na Assembleia Legislativa, na época Provincial e na Republicana, Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Governador, Deputado Federal e Senador, final do século XIX e início do século XX.

Antônio Pinto da Costa Carneiro

Antônio Pinto da Costa Carneiro

Jornalista, comerciante e militar, natural do Porto/Portugal. Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Apolinário João Pereira

Apolinário João Pereira

Militar e funcionário público, natural de Araranguá/SC. Prefeito interino de Araranguá/SC, Constituinte de 1895 e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por três vezes, no século XIX. Comandante da Polícia Militar catarinense.

Bernardino Manoel Machado

Bernardino Manoel Machado

Militar e comerciante. Prefeito de São José/SC, Vereador em Palhoça/SC e Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina, no final do século XIX.

Ernesto Canac

Ernesto Canac

Industrial e militar, natural da França. Prefeito e Presidente da Câmara de Joinville/SC, Deputado Estadual Constituinte de 1891 e de 1895, e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Henrique Rupp

Henrique Rupp

Agrimensor, fazendeiro, tabelião e escrivão, natural de Munich/Alemanha. Vereador e Prefeito de Campos Novos/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

João Cabral de Melo

João Cabral de Melo

Militar, natural de Laguna/SC. Vereador e Prefeito em Tubarão/SC, Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Deputado no Congresso Representativo e na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Joaquim Elói de Medeiros

Joaquim Elói de Medeiros

Padre, jornalista, bibliotecário e militar, natural de Desterro/SC. Constituinte de 1895, Deputado Provincial e Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Presidente interino da Província catarinense, no século XIX.

João Paulo Schmalz

João Paulo Schmalz

Comerciante e industrial, natural de Nidau/Suíça. Prefeito em Joinville, Deputado Constituinte de 1891 e Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina, no final do século XIX. Seu pai foi pioneiro na produção de cerveja artesanal em Santa Catarina.

José Boiteux

José Boiteux

Jornalista, historiador, advogado e professor, natural de Tijucas/SC. Deputado Constituinte de 1895, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX. Desembargador do Tribunal de Justiça e grande incentivador da cultura e da história.

José Bonifácio da Cunha

José Bonifácio da Cunha

Médico e militar, natural de Santo Amaro/BA. Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, no Congresso Representativo, e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

José de Araújo Coutinho

José de Araújo Coutinho

Hoteleiro, jornalista e ator, natural de Portugal. Constituinte de 1891 e de 1895 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX.

Líbero Guimarães

Líbero Guimarães

Comerciante, industrial e militar, natural de Lages/SC. Vereador eleito em São Bento do Sul/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX.

Luís Abry

Luís Abry

Comerciante e tabelião, natural de Helmsted/Alemanha. Vereador em Blumenau/SC, Deputado Constituinte de 1895 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Luís Antônio Ferreira Gualberto

Luís Antônio Ferreira Gualberto

Médico e escritor, natural de Nazaré/BA. Prefeito de São Francisco do Sul/SC, Deputado Constituinte de 1891, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no final do século XIX e início do século XX.

Manoel Pinto de Lemos

Manoel Pinto de Lemos

Militar e comerciante, natural de Campos de Goytacazes/RJ. Presidente interino da Província de Santa Catarina e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Constituinte de 1895 e Deputado na Assembleia Legislativa Estadual catarinense, no século XIX.

Ovídio José da Rosa

Ovídio José da Rosa

Militar, agente de correio e promotor público, natural de Laguna/SC. Deputado Provincial, Constituinte de 1895 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Pedro Ferreira e Silva

Pedro Ferreira e Silva

Médico, jornalista e militar, natural de Catu/BA. Prefeito e Vereador de Itajaí/SC, Constituinte Estadual de 1891 e de 1895, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal representando os catarinenses, no final do século XIX e início do século XX.

Pedro Luís Collaço

Pedro Luís Collaço

Militar, natural de Tubarão/SC. Deputado Constituinte de 1895 e Deputado Estadual no Congresso Representativo de Santa Catarina, no final do século XIX.

Sebastião Furtado

Sebastião Furtado

Militar, fazendeiro e jornalista, natural de Lages/SC. Seis vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX.

Vidal Ramos

Vidal Ramos

Fazendeiro, natural de Lages/SC. Prefeito na cidade natal, Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Deputado Provincial e Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Governador do mesmo Estado, Deputado Federal e Senador, representando os catarinenses, no final do século XIX e início do século XX.

Memória Política de Santa Catarina