Legislativo / Deputado Provincial / Legislaturas

Visualização

7ª Legislatura

1848 - 1849

A 7ª Legislatura da Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina teve início em 1º de março 1848. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Foram eleitos Deputados Provinciais: Agostinho Leitão de Almeida; Aires da Serra Carneiro; Antônio Carlos de Carvalho; Carlos Maria Duarte Silva; Eleutério José Velho Bezerra; Francisco de Oliveira Camacho Júnior; Francisco de Paula Lacé; Francisco Honorato Cidade; João de Sousa Melo e Alvim; Joaquim Gomes de Oliveira e Paiva; José Bonifácio Caldeira de Andrada; José Luciano de Oliveira; José Maria da Luz; José Mendes da Costa Rodrigues; José Pereira Sarmento; Manuel Joaquim de Almeida Coelho; Manuel Pinto Portela; Sérgio Lopes Falcão; Severo Amorim do Vale; Silvério Cândido de Faria.

Foram Suplentes: João Francisco de Sousa Coutinho; Joaquim Xavier Neves;  Polidoro do Amaral e Silva.

Licenciaram-se: Antônio Carlos de Carvalho; Francisco de Oliveira Camacho; José Luciano de Oliveira.

 

Mesa Diretora da Assembleia, de 1848, foi composta por:

Severo Amorim do Vale - Presidente.

Agostinho Leitão de Almeida - Vice-Presidente.

Silvério Cândido de Faria - 1º Secretário.

Francisco Honorato Cidade - 2º Secretário.

João de Sousa Melo e Alvim - Suplente de Secretário.

Antônio Carlos de Carvalho - Suplente de Secretário.

 

Mesa Diretora da Assembleia, de 1849, foi composta por:

Severo Amorim do Vale - Presidente.

Agostinho Leitão de Almeida - Vice-Presidente.

Silvério Cândido de Faria - 1º Secretário.

Carlos Maria Duarte Silva - 2º Secretário.

João de Sousa Melo e Alvim  - Suplente de Secretário.

Manoel Joaquim de Almeida Coelho  - Suplente de Secretário.

ACONTECIMENTOS

Santa Catarina

A Província foi governada por Presidentes nomeados (por Carta Imperial):

Antero José Ferreira de Brito -  de 26/06/1840 a 26/12/1848. (Partido Liberal)

Severo Amorim do Vale - de 26/12/1848 a 06/03/1849. (Partido Conservador)

Antônio Pereira Pinto - de 06/03/1849 a 30/11/1849.

Severo Amorim do Vale -  de  30/11/1849 a 24/01/1850.

Brasil

1848 - Ao requerer uma nova constituição, liberais entram em choque com conservadores no Pernambuco. A Revolta Praieira, como ficou conhecida, teve fim dois anos mais tarde, em 1950.

Mundo

1848 - Após dois anos em guerra, México concede o território do Texas, da Califórnia e do Novo México aos Estados Unidos da América.

1848 - Na Alemanha,  Karl Marx e Friedrich Engels convocam trabalhadores do mundo a lutar por seus direitos, através do Manifesto do Partido Comunista.

1848 - Sucede na Europa diversas revoluções, em países como França, Alemanha, Itália e Áustria.

1849 - Nos Estados Unidos da América, inicia a Corrida do Ouro - após a descoberta do minério no Rio Sacramento. Em poucos meses, São Francisco  passa da condição de Vila à Cidade, abrigando mais de 25 mil pessoas.

REFERÊNCIAS

CULTURA BRASIL. Manifesto do Partido Comunista, de Marx e Engels: 1848. Disponível em: <http://www.culturabrasil.org/manifestocomunista.htm>. Acesso em: 17 set. 2018.

FOLHA DE SÃO PAULO. História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p. 326.

MADE FOR MINDS. 1848: Corrida do Ouro na Califórnia. Ralf Geibles. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/1848-corrida-do-ouro-na-calif%C3%B3rnia/a-320157>. Acesso em: 17 set. 2018.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Severo Amorim do Vale. 2018. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/864-Severo_Amorim_do_Vale>. Acesso em: 17 de setembro de 2018.

MUNDO EDUCAÇÃO. A Revolução de 1848. Rainer Gonçalves Sousa. Disponível em:  <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/a-revolucao-1848.htm>. Acesso em: 17 set. 2018.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. (pp. 152, 153, 154).

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p. (pp. 175,176).

Biografias

Agostinho Leitão de Almeida

Agostinho Leitão de Almeida

Natural de Pernambuco/PE. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por cinco vezes, membro da Junta Governativa e Deputado na Assembleia Constituinte de 1823, pelo Rio Grande do Norte, entre outras funções exercidas, no século XIX.

Aires da Serra Carneiro

Aires da Serra Carneiro

Militar, natural do Maranhão/MA. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Antônio Carlos de Carvalho

Antônio Carlos de Carvalho

Negociante e militar, natural de São Miguel da Terra Firme/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por quatro vezes, no século XIX.

Carlos Maria Duarte Silva

Carlos Maria Duarte Silva

Escrivão, natural de Montevidéu/Uruguai. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Eleutério José Velho Bezerra

Eleutério José Velho Bezerra

Militar e funcionário público em Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, três vezes seguidas, no século XIX.

Francisco de Oliveira Camacho

Francisco de Oliveira Camacho

Militar, natural de São Francisco do Sul/SC. Grande líder político na região, várias vezes Vereador na terra natal e nove vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Francisco de Paula Lacé

Francisco de Paula Lacé

Militar, Escrivão e Tabelião. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por cinco vezes consecutivas, no século XIX.

Francisco Honorato Cidade

Francisco Honorato Cidade

Advogado, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por três vezes, no século XIX.

João de Sousa Melo e Alvim

João de Sousa Melo e Alvim

Militar e engenheiro, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, na Assembleia Geral Legislativa do Império e Presidente da Província do Ceará/CE, no século XIX.

João Francisco de Sousa Coutinho <small>(Suplente)</small>

João Francisco de Sousa Coutinho (Suplente)

Contador, escrivão, escriturário e compositor, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por nove vezes, e Presidente Interino da mesma Província, no século XIX.

Joaquim Gomes de Oliveira e Paiva

Joaquim Gomes de Oliveira e Paiva

Padre, professor, fundador de colégios e de jornal, jornalista, escritor, orador e literato, natural de Desterro/SC. Vereador, onze vezes Deputado, Presidente e Vice-Presidente na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Joaquim Xavier Neves <small>(Suplente)</small>

Joaquim Xavier Neves (Suplente)

Militar e fazendeiro, natural de São José/SC. Avô de Hercílio Luz. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por sete vezes, Presidente interino da Província catarinense e eleito Presidente da República Juliana, mas não tomou posse, no século XIX.

José Bonifácio Caldeira de Andrada

José Bonifácio Caldeira de Andrada

Militar e Comerciante, natural de Minas Gerais/MG. Vereador em São José/SC e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por nove vezes, no século XIX.

José Luciano de Oliveira

José Luciano de Oliveira

Militar, natural de São Francisco do Sul/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

José Maria da Luz

José Maria da Luz

Comerciante e militar, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por oito vezes, no século XIX.

José Mendes da Costa Rodrigues

José Mendes da Costa Rodrigues

Militar, comerciante e advogado provisionado, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por duas vezes, no século XIX.

José Pereira Sarmento

José Pereira Sarmento

Militar catarinense. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina por sete vezes seguidas e Presidente da Casa em dois mandatos, no século XIX.

Manuel Joaquim de Almeida Coelho

Manuel Joaquim de Almeida Coelho

Militar, escritor e historiador, natural de Desterro/SC. Patrono dos historiadores catarinenses. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Manuel Pinto Portela

Manuel Pinto Portela

Médico e professor, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por cinco vezes seguidas, no século XIX.

Polidoro do Amaral e Silva <small>(Suplente)</small>

Polidoro do Amaral e Silva (Suplente)

Escrivão, advogado e militar, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por dez vezes, no século XIX.

Sérgio Lopes Falcão

Sérgio Lopes Falcão

Neto do primeiro cirurgião de Santa Catarina. Juiz e Procurador da Fazenda. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, por quatro vezes, e Secretário do Governo da Província de Santa Catarina, no século XIX.

Severo Amorim do Vale

Severo Amorim do Vale

Advogado, Juiz de Direito e Chefe de Polícia. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por sete vezes consecutivas, Presidente interino da Província catarinense e Desembargador da Relação de Pernambuco/PE, no século XIX

Memória Política de Santa Catarina