Legislativo / Deputado Provincial / Legislaturas

Visualização

22ª Legislatura

1878 - 1879

A 22ª Legislatura da Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina iniciou em 1º de março de 1878. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Foram eleitos Deputados Provinciais: Alfredo Teotônio da Costa; Antônio Marques da Silva; Cândido Alfredo de Amorim Caldas; Domingos Lídio do Livramento; Eliseu Guilherme da Silva; Francisco Gonçalves da Silva Barreiros; Francisco Pedro da Cunha; Hermelino Jorge de Linhares; João José Pinheiro; João Pedro Xavier da Câmara; Joaquim Francisco Pereira Marçal; José Ramos da Silva Júnior; José Caetano Cardoso; Luís Augusto Crespo; Luís Ferreira do Nascimento Melo; Manoel da Silva Mafra; Manuel José de Oliveira; Polidoro Olavo de São Tiago; Rafael Faraco; Sérgio Lopes Falcão; Zeferino José da Silva.

Foram Suplentes: Félix Lourenço de Siqueira; Francisco Tolentino Vieira de Souza; José Fabriciano Pereira Serpa; Manoel Pinto de Lemos; Pedro Gomes de Argolo Ferrão.

Depurações (diplomas não validados): Antônio Marques da Silva; Cândido Alfredo de Amorim Caldas; Domingos Lídio do Livramento; Polidoro Olavo de São Tiago.

Nessa Legislatura a Assembleia não se reuniu e não houve formação de Mesas Diretoras, foi composta, predominantemente, por militares, padres e professores.

Ao final do texto, acesse as biografias.

ACONTECIMENTOS

Brasil

De 23 de julho de 1840 a 1889 - Dom Pedro II assumiu o trono e governou o país. Período denominado Segundo Reinado.

Santa Catarina

A Província foi governada por Presidentes nomeados (por Carta Imperial):

  • José Bento de Araújo - de 03/01/1877 a 14/02/1878. Assumiu interinamente Joaquim da Silva Ramalho - de 14/02 a 07/05/1878;
  • Lourenço Bezerra Cavalcanti de Albuquerque - de 07/05 a 11/12/1878. Foi seu interino Joaquim da Silva Ramalho - de 11/12/1878 - 18/04/1879;
  • Antônio de Almeida e Oliveira - de 18/04/1879 a 10/05/1880.

1878-1879 - Não houve reuniões na Assembleia, devido aos embates políticos nacionais e locais entre o Partido Liberal e o Conservador. 

Mundo

07/02/1878 - Falecimento do Papa Pio IX.

13/07/1878 - Concluído o Tratado de Berlim, na Alemanha. 

1878 - Os ingleses invadiram o Afeganistão.

1879 - Alemanha formou aliança com império austro-húngaro.

1879 - James Ritty inventou a Caixa Registradora.

1879 - Iniciou a Guerra do Pacífico, confrontando o Chile às forças de Peru e Bolívia.

22/01/1879 - Com 20 mil homens, o Exército Zulu derrotou tropas inglesas em Isandhlwana, na África austral.

14/03/1879 - Nacimento de Albert Einstein, físico alemão, autor da Teoria Geral da Relatividade, faleceu em 1955. 

REFERÊNCIAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

CABRAL, Oswaldo Rodrigues. A História da Política em Santa Catarina durante o Império. Florianópolis: Editora da UFSC, 2004. 496 p.

CORRÊA, Carlos Humberto Pederneiras. Os Governantes de Santa Catarina de 1739 a 1982. Florianópolis: Editora da UFSC, 1983. 356 p.

FOLHA DE SÃO PAULO (São Paulo). História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 800 p.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP. Base Temporal: Século XIX. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY4Mzc=>. Acesso em: 16 fev. 2020.

Biografias

Alfredo Teotônio da Costa

Alfredo Teotônio da Costa

Jornalista, poeta, contista, funcionário público e militar, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Antônio Marques da Silva

Antônio Marques da Silva

Professor público e militar, atuante em São Miguel/SC (atual Biguaçu) e Tubarão/SC. Deputado eleito à Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Cândido Alfredo de Amorim Caldas

Cândido Alfredo de Amorim Caldas

Militar, natural do Maranhão/MA. Duas vezes deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Domingos Lídio do Livramento

Domingos Lídio do Livramento

Comerciante e militar, natural de Desterro/SC. Deputado eleito para a Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, porém não possuiu o diploma validado, século XIX.

Eliseu Guilherme da Silva

Eliseu Guilherme da Silva

Farmacêutico e militar, natural de São José/SC. Interventor da Província catarinense (interino e efetivo), Deputado Federal, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, Constituinte de 1892 e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX e início do século XX.

Félix Lourenço de Siqueira <small>(Suplente)</small>

Félix Lourenço de Siqueira (Suplente)

Comerciante e militar, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Francisco Barreiros

Francisco Barreiros

Jornalista, comerciante e militar, natural de Laguna/SC. Deputado Constituinte de 1982, atuante na Assembleia Legislativa Provincial e Deputado no Congresso Representativo de Santa Catarina, final do século XIX.

Francisco Pedro da Cunha Bittencourt

Francisco Pedro da Cunha Bittencourt

Padre, jornalista e militar, natural de Desterro/SC. Cinco vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Francisco Tolentino <small>(Suplente)</small>

Francisco Tolentino (Suplente)

Militar, jornalista e advogado provisionado, natural de São José/SC. Deputado Constituinte de 1981, seis vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e Deputado Federal representando os catarinenses, final do século XIX e início do século XX.

Hermelino Jorge de Linhares

Hermelino Jorge de Linhares

Professor e jornalista, natural de São Francisco do Sul/SC. Três vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

João José Pinheiro

João José Pinheiro

Militar, natural de Desterro/SC, oito vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

João Pedro Xavier da Câmara

João Pedro Xavier da Câmara

Chefe do Estado Maior do Exército, Marechal, Ministro do Supremo Tribunal Militar e Ministro interino da Guerra, natural de São José/SC, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e no Congresso Representativo de Santa Catarina, século XIX.

Joaquim Francisco Pereira Marçal

Joaquim Francisco Pereira Marçal

Padre, natural de São Francisco do Sul/SC, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

José Caetano Cardoso

José Caetano Cardoso

Militar e funcionário público, natural de Desterro/SC, três vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

José Fabriciano Pereira Serpa <small>(Suplente)</small>

José Fabriciano Pereira Serpa (Suplente)

Padre, natural de Desterro/SC, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

José Ramos da Silva Júnior

José Ramos da Silva Júnior

Militar, professor e jornalista, natural de Desterro/SC, duas vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Luís Augusto Crespo

Luís Augusto Crespo

Professor, natural de Pernambuco/PE, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina e Presidente da Província de Goiás, século XIX.

Luís Ferreira do Nascimento Melo

Luís Ferreira do Nascimento Melo

Militar e fazendeiro, natural de São José/SC, Vereador na terra natal, oito vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e Presidente Interino da Província de Santa Catarina, século XIX.

Manoel da Silva Mafra

Manoel da Silva Mafra

Jurista, jornalista e escritor, natural de Desterro/SC, cinco vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina e Deputado Geral representando os catarinenses, século XIX.

Manoel Pinto de Lemos <small>(Suplente)</small>

Manoel Pinto de Lemos (Suplente)

Militar e comerciante, natural de Campos de Goytacazes/RJ, Vereador em São José/SC, Vice-Presidente e Presidente interino da Província de Santa Catarina, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial e Deputado Estadual, século XIX.

Manuel José de Oliveira (Pendica)

Manuel José de Oliveira (Pendica)

Comerciante e militar, natural de São Francisco do Sul/SC, Vereador em Desterro/SC e doze vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Pedro Gomes de Argolo Ferrão <small>(Suplente)</small>

Pedro Gomes de Argolo Ferrão (Suplente)

Médico, natural da Bahia, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX

Polidoro Olavo São Thiago

Polidoro Olavo São Thiago

Engenheiro, jornalista e militar, natural de Desterro/SC, Governador interino, Deputado Provincial, Constituinte de 1891 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XIX e início do século XX.

Rafael Faraco

Rafael Faraco

Padre, natural de Acqua Fredda/Itália, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial catarinense e Assembleia Legislativa de Santa Catarina, final do século XIX e início do século XX.

Sérgio Lopes Falcão

Sérgio Lopes Falcão

Juiz, natural de Desterro/SC, quatro vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, século XIX.

Zeferino José da Silva

Zeferino José da Silva

Militar e farmacêutico praticante, natural de Desterro/SC, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Memória Política de Santa Catarina