Legislativo / Deputado Provincial / Legislaturas

Visualização

13ª Legislatura

1860 - 1861

A 13ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado Santa Catarina teve início  em 21 de junho de 1925. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

 

Foram eleitos Deputados Estaduais: Álvaro Monteiro de Barros Catão; Alvim Schrader; Antônio Vicente Bulcão Viana; Artur Ferreira da Costa; Benjamin Gallotti Júnior; Boanerges Pereira de Medeiros; Caetano Vieira da Costa; Carlos Vítor Wendhausen; César Pereira de Sousa; Dalmiro Buys de Barros;  Dorval Melquíades de Sousa; Edmundo da Luz Pinto;  Ermembergo Pellizzetti; Francisco Alves Fagundes; Fulvio Coriolano Aducci; Hans Jordan; Indalécio Domingues de Arruda; Ivo de Aquino Fonseca; João Guimarães Pinho; João Pedro de Oliveira Carvalho; João Ramos; José Acácio Soares Moreira; Luiz de Vasconcelos; Manuel Deodoro de Carvalho; Manuel Tiago de Castro; Marcos Konder; Marinho de Sousa Lobo; Nicolau Bley Neto; Oswaldo de Oliveira; Pedro Cristiano Feddersen; Raulino Horn.

Renunciaram: Fulvio Coriolano Aducci; Alvim Schrader; Edmundo da Luz Pinto; Oswaldo de Oliveira; Manuel Deodoro de Carvalho; Caetano Vieira da Costa;Boanerges Pereira de Medeiros. Embora os motivos das renúncias serem diversos, a maior parte ocorreu para que os parlamentares pudessem concorrer a uma vaga no Legislativo Federal ou nas superintendências (prefeituras) municipais.

Faleceram: João Ramos, em 1926; Raulino Horn, em 1927.

Novas eleições: Em consequência das vagas abertas no Legislativo Estadual, foram convocadas duas novas eleições durante esta legislatura. A primeira ocorreu em 6 de dezembro de 1925, ocasião em que foi eleito Manoel do Nascimento Passos Maia. A segunda ocorreu em 9 de janeiro de 1927, onde foram eleitos: Antônio Pedro de Andrade Müller; Cid Gonzaga; Manuel Gomes da Nóbrega; Hercílio Vieira do Amaral; Otacílio Vieira da Costa; João Bayer Filho; Hermann Weege.

 

Mesa Diretora da Assembleia, de 1925 e 1926, foi composta por:

Antônio Vicente Bulcão Viana - Presidente.

Caetano Vieira da Costa - Vice-Presidente.

Luís de Vasconcelos - 1º Secretário.

Manuel Deodoro de Carvalho - 2º Secretário.

João Pedro de Oliveira Carvalho - Suplente de Secretário.

Dalmiro Buys de Barros - Suplente de Secretário.

 

Mesa Diretora da Assembleia, de 1927, foi composta por:

Antônio Vicente Bulcão Viana - Presidente.

José Acácio Soares Moreira - Vice-Presidente.

Luiz de Vasconcelos - 1º Secretário.

Manuel Gomes da Nóbrega - 2º Secretário.

João Pedro de Oliveira Carvalho - Suplente de Secretário.

Dalmiro Buys de Barros - Suplente de Secretário.

 

Acontecimentos

Santa Catarina

1926 - Adolfo Konder é eleito Governador do Estado, em 1º de agosto, ao lado do Vice Valmor Argemiro Ribeiro Branco.

1927 - Valmor Argemiro Ribeiro Branco assume o Governo do Estado em 5 de maio, permanecendo no posto até o ano seguinte.

Brasil

1925 – Movimento político-militar ligado ao Tenentismo e liderado, principalmente, pelo capitão Luís Carlos Prestes, luta em defesa do ensino público, do ensino secundário obrigatório e do voto secreto.  Inicia-se ali a Coluna Prestes.

1926 – Washington Luís é eleito Presidente da República com 98% dos votos.

 

REFERÊNCIAS

FOLHA DE SÃO PAULO. História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p. 317, 318.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. p. 285, 286, 287.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p. 268, 269.

SUA PESQUISA. Coluna Prestes. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/coluna_prestes.htm>. Acesso em: 25 set. 2018.

Biografias

Amaro José Pereira

Amaro José Pereira

Farmacêutico, juiz de paz, subdelegado e militar, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por duas vezes, no século XIX.

Anfilóquio Nunes Pires

Anfilóquio Nunes Pires

Professor, natural do Rio Grande/RS. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por três vezes, no século XIX.

Antônio Carlos de Carvalho <small>(Suplente)</small>

Antônio Carlos de Carvalho (Suplente)

Negociante e militar, natural de São Miguel da Terra Firme/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por quatro vezes, no século XIX.

Antônio Francisco de Medeiros <small>(Suplente)</small>

Antônio Francisco de Medeiros (Suplente)

Natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Antônio João Vieira

Antônio João Vieira

Piloto e militar, natural de Portugal. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por duas vezes, no século XIX.

Antônio Joaquim Wanzeller

Antônio Joaquim Wanzeller

Juiz, militar e comerciante, natural de Portugal/PT. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Carlos Duarte Silva

Carlos Duarte Silva

Comerciante, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por quatro vezes, entre outras funções exercidas no século XIX.

Carlos Galdino de Sousa

Carlos Galdino de Sousa

Militar e funcionário público, em Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Francisco Duarte Silva

Francisco Duarte Silva

Advogado, militar e comerciante, natural de São José/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por quatro vezes, no século XIX.

Francisco José de Oliveira

Francisco José de Oliveira

Militar e advogado provisionado, natural de Desterro/SC. Presidente Interino da Província e dez vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Francisco Manuel Raposo de Almeida

Francisco Manuel Raposo de Almeida

Professor, jornalista, tipógrafo, literato, escritor histórico e acadêmico luso-brasileiro. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

João Francisco Barreto <small>(Suplente)</small>

João Francisco Barreto (Suplente)

Militar e Diretor da Colônia Militar de Santa Teresa, estabelecida em território catarinense. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

João José Pinheiro <small>(Suplente)</small>

João José Pinheiro (Suplente)

Militar, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por oito vezes, no século XIX.

Joaquim Gomes de Oliveira e Paiva

Joaquim Gomes de Oliveira e Paiva

Padre, professor, fundador de colégios e de jornal, jornalista, escritor, orador e literato, natural de Desterro/SC. Vereador, onze vezes Deputado, Presidente e Vice-Presidente na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Joaquim Xavier Neves

Joaquim Xavier Neves

Militar e fazendeiro, natural de São José/SC. Avô de Hercílio Luz. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por sete vezes, Presidente interino da Província catarinense e eleito Presidente da República Juliana, mas não tomou posse, no século XIX.

José Antônio da Costa Gama <small>(Suplente)</small>

José Antônio da Costa Gama (Suplente)

Militar. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

José Cardoso da Costa

José Cardoso da Costa

Militar, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

José Joaquim Lopes <small>(Suplente)</small>

José Joaquim Lopes (Suplente)

Jornalista, natural da Bahia/BA. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por seis vezes, no século XIX.

José Maria da Luz

José Maria da Luz

Comerciante e militar, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por oito vezes, no século XIX.

Luís Ferreira do Nascimento Melo

Luís Ferreira do Nascimento Melo

Militar e fazendeiro, natural de São José/SC. Vereador na terra natal, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, por oito vezes, e Presidente Interino da Província de Santa Catarina em duas ocasiões, no século XIX.

Macário César de Alexandria e Sousa

Macário César de Alexandria e Sousa

Padre, natural da Bahia/BA. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, no século XIX.

Manoel da Silva Mafra

Manoel da Silva Mafra

Jurista, jornalista e escritor, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por cinco vezes, e Deputado na Assembleia Geral do Império, no século XIX.

Manuel Alves Martins

Manuel Alves Martins

Comerciante, juiz de paz e militar, natural de Palhoça/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por três vezes, no século XIX.

Manuel José de Oliveira (Pendica)

Manuel José de Oliveira (Pendica)

Comerciante e militar, natural de São Francisco do Sul/SC. Vereador em Desterro/SC e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por doze vezes, no século XIX.

Manuel Moreira da Silva

Manuel Moreira da Silva

Militar e comerciante, natural de Paranaguá/PR. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por quatro vezes, no século XIX.

Marcelino Antônio Dutra

Marcelino Antônio Dutra

Professor, promotor público, poeta e jornalista, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por dez vezes, no século XIX.

Polidoro do Amaral e Silva

Polidoro do Amaral e Silva

Escrivão, advogado e militar, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por dez vezes, no século XIX.

Sérgio Lopes Falcão

Sérgio Lopes Falcão

Neto do primeiro cirurgião de Santa Catarina. Juiz e Procurador da Fazenda. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, por quatro vezes, e Secretário do Governo da Província de Santa Catarina, no século XIX.

Tomás Pedro de Bittencourt Cotrim

Tomás Pedro de Bittencourt Cotrim

Militar, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por seis vezes, e Deputado representando os catarinenses na Assembleia Geral Legislativa do Império, no século XIX.

Memória Política de Santa Catarina